Residentes estão se queixando sobre as cinzas dos fogos que caem sobre seus carros, dentre outras reclamações (ilustrativa/banco de imagens)
Festivais de fogos de artifício, que encantam as pessoas em todo o Japão como uma tradição de verão, estão sendo cancelados em um número crescente de casos em todo o país – e não apenas devido à chuva torrencial repentina ou outro clima adverso.
Publicidade
A cidade de Naruto (Tokushima) realiza o Festival de Fogos da Cidade de Naruto ao longo do Rio Muya na área.
Em 2023, ele foi realizado pela primeira vez em 4 anos após um intervalo causado pela pandemia de coronavírus. Entretanto, quando ele terminou, houve 17 reclamações de residentes na área sobre cinzas dos fogos de artifício que caíram sobre seus carros, dentre outros problemas.
Contudo, neste ano, o comitê organizador formado pelo governo municipal, a câmara de comércio e indústria da cidade e sua associação de turismo decidiram cancelar o evento.
No passado, funcionários da prefeitura visitaram as casas de residentes que entraram em contato com eles após o dia do festival para lavar seus carros e remover cinzas.
Esse não foi o único festival de fogos no Japão que foi cancelado devido a preocupações em relação à queda de cinzas.
O Festival de Fogos de Artifício de 2023 do Parque do Porto de Funabashi, na província de Chiba, deixou alguns barcos perto do porto sujos e queimados, o que levou o comitê organizador a cancelar o evento deste ano.
Na cidade de Sayama (Saitama), o festival de queima de fogos foi similarmente cancelado devido à necessidade de medidas contra a propagação de cinzas sobre as casas, ruas e carros.
O festival de Sanda, na província de Hyogo, transferiu sua exibição de fogos em 2023 de uma ponte sobre um rio no centro da cidade para um parque esportivo distante em consideração aos residentes na área e para evitar congestionamento.
Entretanto, neste ano, o evento foi cancelado.
“Mesmo uma queima de fogos de pequena escala causa reclamações”, disse um representante.
“Há também pessoas que dizem que os fogos de artifício são barulhentos e que elas não conseguem estudar. E, dependendo da direção do vento no dia, as cinzas podem repentinamente se transformar em um problema”.
Fonte: Mainichi