Morre a mulher mais velha do mundo com 117 anos, e a japonesa passa a ser a mais longeva

Maria faleceu aos 117 anos, assim, a japonesa um ano mais nova se torna a mais longeva do mundo.

Maria Branyas na casa de repouso (Catalan News via FNN)

Maria Branyas, a mulher mais velha do mundo, faleceu na segunda-feira (19) aos 117 anos.

Publicidade

A catalã, nascida em San Francisco, Califórnia, nos Estados Unidos, em 4 de março de 1907, vivia na casa de repouso Santa Maria del Tura, na cidade de Olot, no norte da Catalunha, Espanha, nas últimas duas décadas.

No mês passado, Maria se tornou a 8.ª pessoa mais longeva da história, de acordo com o Gerontology Research Group (GRG), que supervisiona a lista de pessoas mais velhas do Guinness.

Se tornou a pessoa mais longeva do mundo em 17 de janeiro de 2023, quando a francesa Luciple Randon faleceu, aos 118 anos.

Quando sua mãe decidiu retornar à Catalunha com sua família, incluindo Maria, de 7 anos, o mundo estava em guerra. Era 1914, e em uma entrevista ao Catalan News em 2019, ela ainda se lembrava de sua longa viagem de navio.

Maria se lembrou das duas guerras mundiais: “Elas foram muito prejudiciais na Europa, mas também trouxeram alguns avanços”.

Ela também tinha memórias frescas da Guerra Civil Espanhola (1936-1939). “Tenho memórias muito ruins dela, algumas pessoas se levantaram e começaram a cometer atrocidades quando ninguém estava falando sobre isso.”

Muitos anos depois, em maio de 2020, Maria se tornou a pessoa mais velha conhecida a sobreviver à Covid-19 aos 113 anos. 

Com o falecimento de Maria, a japonesa 糸岡富子 (Tomiko Itooka), residente em Ashiya (Hyogo), se torna a mulher mais longeva do mundo, com seus 116 anos.

Fontes: FNN e Calatan News

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Nintendo Museum já tem data de inauguração e reserva de ingressos

Publicado em 21 de agosto de 2024, em Passeios Recomendados, Tome Nota

Com a definição da data de inauguração, o museu da Nintendo já está aceitando reserva de ingressos. Veja como fazer.

Uma das exposições no segundo piso do museu (reprodução)

Na terça-feira (20) os fãs de games da Nintendo puderam comemorar o anúncio feito através do Nintendo Museum Direct, através do seu canal no YouTube, para informar a data de inauguração.

Publicidade

O museu terá corte de fitas em 2 de outubro, quarta-feira, e os ingressos já começaram a ser vendidos online.

Parte externa do Nintendo Museum (reprodução)

A expectativa para a inauguração do Nintendo Museum é tão grande que até a noite dessa data do anúncio, o vídeo teve quase 2 milhões visualizações (em japonês e outro legendado em inglês). E não é para menos, pois foram mostradas como são as instalações por dentro. 

Para quem viu os primeiros games e sua evolução irá se deliciar no museu, pois há áreas interativas

Além do museu propriamente dito, os visitantes poderão fazer compras e também passar um tempo no café.

Todos os ingressos são mediante reserva (com sorteio), com data e horário determinados, sendo que atualmente estão sendo aceitas para as visitas em outubro e novembro. É preciso criar uma conta na Nintendo (caso ainda não a tenha, para logar).

Os preços dos ingressos são de 3,3 mil ienes para adultos (18 anos ou mais), 2,2 mil ienes para estudantes do ginásio e colegial, 1,1 mil ienes para estudantes do primário e as crianças em idade pré-escolar não pagam.

O Nintendo Museum fica na cidade de Uji (Quioto), perto da estação Ogura da linha Kintetsu (abra o mapa aqui) e seu horário de expediente é das 10h às 18h.  

Assista ao vídeo da Nintendo Direct (em japonês com legenda em inglês) que apresenta as instalações.

Fonte: divulgação 

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Trabalhe no Tantra Tokyo
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão