A startup de neurotecnologia de Elon Musk, a Neuralink, disse que implantou com sucesso o dispositivo cerebral da empresa em um segundo paciente e que a cirurgia “foi muito bem”.
A Neuralink anunciou na quarta-feira (21) que um paciente de nome Alex recebeu o implante cerebral no mês passado e que “sua recuperação foi estável”.
A companhia acrescentou que Alex vem usando o dispositivo para jogar videogames e aprender a desenvolver projetos em 3D, dentro outras coisas.
“Da mesma forma que Noland, nosso primeiro participante, Alex quebrou o recorde anterior para controle de cursor de interface cérebro-computador (BCI) com um dispositivo sem ser da Neuralink 1 dia após usar o Link”, disse a startup em uma publicação de blog.
A companhia disse que Alex, assim como Noland, sofreu uma lesão na medula espinhal.
De acordo com Musk, a interface cérebro-computador implantada no cérebro é desenvolvida para ajudar as pessoas que são paralíticas a usarem dispositivos digitais apenas com o ato de pensar.
“O Link é um grande passo no caminho de recuperar liberdade e independência para mim mesmo”, disse Alex.
A Neuralink foi fundada pelo bilionário Elon Musk em 2016 e recebeu aprovação da FDA (Administração de Medicamentos e Alimentos) dos EUA para um estudo humano sobre implantes cerebrais em maior de 2023.
A companhia então começou a recrutar indivíduos com “quadriplegia devido a lesão na medula cervical ou esclerose lateral amiotrófica (ALS)”.
Fonte: Scripp News