Cientistas que estão examinando a nova cepa da mpox que surgiu na República Democrática do Congo (RDC) reportam que o vírus está evoluindo de forma mais rápida do que a antecipada.
A mudança rápida deixa muitos aspectos do vírus, incluindo sua gravidade e padrões de transmissão, incertos, tornando-o mais desafiador para endereçar, de acordo com vários cientistas da África, Europa e EUA.
Essa nova cepa, identificada através de sequenciamento genético e que tem uma mutação conhecida como APOBEC3, aumentou preocupações devido a sua habilidade acelerada de ser transmitida entre humanos.
A mpox, que tem sido um problema de saúde pública em partes da África desde 1970, causa sintomas como os da influenza e deixa lesões com pus.
O surgimento da clado lb trouxe novos desafios devido aos fundos financeiros limitados e disponibilidade de equipamento para rastrear o vírus, especialmente em laboratórios africanos.
A mpox, conhecida anteriormente com varíola dos macacos (monkeypox), surgiu globalmente em 2022, levando a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma emergência de saúde global.
Embora a declaração tenha sido suspensa após 10 meses, a nova cepa clado lb levou a OMS a declarar uma outra emergência de saúde.
Essa cepa é uma versão mutante da clado l, que é há muito tempo endêmica no Congo e se espalha tipicamente através de contato com animais infectados.
O Congo reportou mais de 18 mil casos suspeitos da clado l e clado lb e 615 mortes neste ano, de acordo com dados da OMS.
Só no último mês, também houve 222 casos confirmados em 4 países africanos, junto com ocorrências isoladas na Suécia e Tailândia ligadas a viagens para a África.
Cientistas citaram que a clado lb demonstrou uma evolução rápida, alcançando propagação sustentada de humanos para humanos em menos de 1 ano, um processo que aconteceu em 5 anos com a clado llb na Nigéria.
Pesquisadores apontam que a mpox é um orthopoxvirus, a mesma família que inclui a varíola.
Campanhas de vacinação global contra varíola foram cessadas há 50 anos, reduzindo a imunidade que abrange a população.
A mutação APOBEC3, detectada na clado lb, significa que o vírus está sofrendo mutação de forma mais rápida do que anteriormente observada, acelerando sua evolução.
Fonte: Economic Times