OMS declara mpox como emergência de saúde pública de preocupação internacional

Especialistas na OMS estabeleceram um comitê de emergência para discutir o surto. O diretor-geral Tedros Adhanom Gebreyesus disse aos repórteres que a situação era ‘muito preocupante’.

A mpox, anteriormente chamada de varíola dos macacos, causa sintomas que incluem febre e erupções cutâneas (ilustrativa/banco de imagens)

A Organização Mundial da Saúde (OMS) está alarmada com o aumento de casos da doença chamada mpox e a declarou uma emergência de saúde internacional na quarta-feira (14) por preocupações de que ela possa se espalhar ainda mais.

Publicidade

Especialistas na OMS estabeleceram um comitê de emergência para discutir o surto. O diretor-geral Tedros Adhanom Gebreyesus disse aos repórteres que a situação era “muito preocupante”.

“Hoje, o comitê de emergência se encontrou e me avisou que, em sua posição, a situação constitui uma emergência de saúde pública de preocupação internacional. Eu aceitei o conselho”, disse ele.

Tedros acrescentou que o número de casos na República Democrática do Congo (RDC) já excedeu o total do ano passado em mais de 14 mil. Ele informou que a doença matou 525 pessoas no país só neste ano.

A mpox, anteriormente chamada de varíola dos macacos, causa sintomas que incluem febre e erupções cutâneas, podendo se espalhar através de contato com animais selvagens e infectar pessoas.

A OMS havia anteriormente declarado uma emergência sobre a doença em 2022, mas a encerrou menos de 1 ano depois. Ela diz que o surto atual envolve uma variante que provavelmente causa mais sintomas graves.

Autoridades dizem que estão tentando impedir a propagação ao oferecer cuidado apropriado aos pacientes, e estão trabalhando nos países afetados e com seus parceiros em solo.

Fonte: NHK

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Dois irmãos se afogam no rio e um deles morre

Publicado em 15 de agosto de 2024, em Sociedade

Os chinelos do irmão menor foram levados e ao tentar recuperá-los se afoga e o mais velho resolve salvá-lo, mas se tornou vítima fatal.

Rio onde os dois irmãos se afogaram (RSK)

Por volta das 16h de quarta-feira (14), dois irmãos foram arrastados pela correnteza do Rio Takahashi, na cidade de Niimi (Okayama).

Publicidade

Os dois foram resgatados e levados ao hospital, onde foi confirmado o óbito do irmão mais velho. O mais novo estava consciente e salvo.

Segundo a polícia, a mãe ligou para o 110 pedindo socorro para os filhos que foram arrastados quando brincavam na beira do rio. Como os chinelos foram levados, o menino de 8 anos resolveu ir recuperá-los. O irmão mais velho, de 13 anos, quis salvá-lo e pulou na água. Assim, os dois acabaram sendo levados pela correnteza.

O pai, que estava em um local mais distante, conseguiu resgatar o mais novo. Mas o mais velho desapareceu. Os bombeiros e os policiais o procuraram e só o encontraram cerca de uma hora depois, a 80 metros rio abaixo, afogado. 

A família de 4 pessoas, da cidade de Unnan (Shimane), foi ao rio para o lazer. 

Fontes: RSK e ANN

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Trabalhe no Tantra Tokyo
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão