A Organização Mundial da Saúde (OMS) está alarmada com o aumento de casos da doença chamada mpox e a declarou uma emergência de saúde internacional na quarta-feira (14) por preocupações de que ela possa se espalhar ainda mais.
Especialistas na OMS estabeleceram um comitê de emergência para discutir o surto. O diretor-geral Tedros Adhanom Gebreyesus disse aos repórteres que a situação era “muito preocupante”.
“Hoje, o comitê de emergência se encontrou e me avisou que, em sua posição, a situação constitui uma emergência de saúde pública de preocupação internacional. Eu aceitei o conselho”, disse ele.
Tedros acrescentou que o número de casos na República Democrática do Congo (RDC) já excedeu o total do ano passado em mais de 14 mil. Ele informou que a doença matou 525 pessoas no país só neste ano.
A mpox, anteriormente chamada de varíola dos macacos, causa sintomas que incluem febre e erupções cutâneas, podendo se espalhar através de contato com animais selvagens e infectar pessoas.
A OMS havia anteriormente declarado uma emergência sobre a doença em 2022, mas a encerrou menos de 1 ano depois. Ela diz que o surto atual envolve uma variante que provavelmente causa mais sintomas graves.
Autoridades dizem que estão tentando impedir a propagação ao oferecer cuidado apropriado aos pacientes, e estão trabalhando nos países afetados e com seus parceiros em solo.
Fonte: NHK