Pesquisador diz que não há base científica para as chamadas ‘nuvens de terremoto’

Rumores na mídia social incluem, ‘Ouvi dizer que nuvens de terremoto aparecem antes de tremores. Tenho medo de presságios’, e ‘Havia 3 linhas de nuvens de terremoto’.

‘É impossível determinar os efeitos de um terremoto ao olhar para as nuvens’, diz especialista (ilustrativa/banco de imagens)

Um especialista do clima no Japão enfatiza que não há base científica para as chamadas “nuvens de terremoto” e está pedindo que as pessoas tenham cuidado para não espalhar informação falsa, após publicações fazendo afirmações na mídia social de que tais nuvens apareceram após o terremoto de 8 de agosto ao largo da costa da província de Miyazaki.

Publicidade

O terremoto de magnitude 7,1 levou à Agência de Meteorologia do Japão (AMJ) a emitir seu primeiro aviso da história do terremoto Nankai Trough.

Rumores na mídia social

Rumores na mídia social incluem, “Ouvi dizer que nuvens de terremoto aparecem antes de tremores. Tenho medo de presságios”, e “Havia 3 linhas de nuvens de terremoto”.

É impossível determinar os efeitos de um terremoto ao olhar para as nuvens”, diz Kentaro Araki, especialista em nuvens de 39 anos e pesquisador sênior no Instituto de Pesquisa Meteorológica da AMJ.

Nuvens são classificadas em 10 categorias

De acordo com Araki, nuvens são classificadas em 10 categorias, incluindo cirros, estratos e cumulonimbus, baseadas em suas altitudes, formatos e outros elementos, e há mais de 400 tipos se elas forem subdivididas pela transparência e outros fatores.

Dentre elas, as nuvens com ondas são aquelas que as pessoas se referem a nuvens de terremoto, mas Araki diz, “A meteorologia pode explicar o formato e condição de todas as nuvens que são comumente referidas como ‘nuvens de terremoto’.

Araki também publicou em sua conta no X em 8 de agosto que “nuvens não podem ser precursoras de terremotos”.

“Espero que as pessoas respirem e se acalmem”

“Se você está preocupado com terremoto, certifique-se que que está preparado em uma base regular. Vamos admirar as nuvens”, disse.

“Imediatamente após um grande tremor, afirmações sobre ‘nuvens de terremoto’ mais teorias da conspiração, como aquelas que terremotos são induzidos artificialmente, tendem a se espalhar”, disse Araki. “Espero que as pessoas respirem, se acalmem e evitem disseminar essas ‘farsas de desastres’”.

Nuvens de terremoto tendem a se tornar um assunto principal toda vez que um grande terremoto ocorre.

A Sociedade Sismológica do Japão também manifesta uma posição negativa em seu site, declarando que “pesquisas sobre terremotos geralmente acreditam que não há relação entre nuvens e terremotos” porque não há mecanismo ligando esses fenômenos.

Fonte: Mainichi

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Mais uma estrangeira socorrida no Monte Fuji

Publicado em 13 de agosto de 2024, em Sociedade

Para escalar o Monte Fuji é preciso estar devidamente vestido, pois a uma certa altura a temperatura cai. Além disso, recomenda-se usar calçados adequados.

Foto ilustrativa do Monte Fuji no verão (FNN)

Por volta das 15h50 de segunda-feira (12), uma pessoa do grupo de uma mulher filipina foi até o posto policial para pedir ajuda, pois ela ficou impossibilitada de caminhar durante a volta da escalada ao Monte Fuji.

Publicidade

Ela machucou o tornozelo esquerdo e teve que descer a montanha carregada nos ombros de um policial até o posto avançado de segurança, temporário, que fica na 5.ª estação da trilha de Subashiri. 

Segundo a polícia, a filipina, 28 anos, estudante, residente na cidade de Tsuruga (Fukui), tropeçou em uma pedra, o que lhe causou uma entorse.

Ela estava em um grupo de 4 estrangeiros que escalou o Monte Fuji desde o dia anterior, no domingo (11), por volta das 17h. O grupo chegou ao cume da montanha icônica por volta das 5h de segunda-feira. E o acidente ocorreu na descida.

O ferimento da estudante filipina não é grave e voltou para casa de ônibus.

Foi a primeira vez que ela fez a escalada. A polícia apontou que ela estava calçada de tênis, quando o ideal é usar calçados apropriados para trekking.

No dia anterior, duas crianças americanas foram socorridas e elas não usavam roupas e calçados adequados.

Fontes: FNN e SBS

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Trabalhe no Tantra Tokyo
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão