Kochi ficou em primeiro no Japão entre províncias que oferecem um ambiente amigável para mulheres que conciliam trabalho e maternidade, enquanto a de Mie ficou em último lugar, de acordo com uma pesquisa recente.
O estudo, conduzido pelo Instituto de Pesquisa Hamagin com sede em Kanagawa, definiu um ambiente amigável para mães que trabalham (as quais assume-se ter idade entre 25 e 49) pela disponibilidade de serviços de creche públicas e particulares e diferença salarial de gênero.
Em relação a esses elementos, o instituto criou 9 índices baseados em estatísticas do Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar, Ministério de Assuntos Internos e Comunicações e outros órgãos, como a proporção de capacidade de utilização em creches, a de quantos homens assumem tarefas domésticas e cuidados com os filhos e a de homens que tiram licença-paternidade.
Esses índices, então, foram comparados por província.
Após a província de Kochi, no topo da lista vieram Tottori, Shimane e Akita. Na área metropolitana de Tóquio, a capital do Japão ficou em 14º lugar, seguida por Chiba em 28º e Saitama em 47º. Mie ficou em último lugar.
Tóquio, lar para muitas grandes empresas, ficou em posição mais superior devido a proporções altas no Japão de emprego regular entre mulheres e licença-paternidade.
O ranking está altamente associado à proporção de empregos de mulheres nos grupos etários de criação de filho, o que significa que regiões amigáveis à mães que trabalham têm uma taxa mais alta de participação feminina na mão de obra.
A província de Kanagawa, onde está localizado o instituto, ficou em 37º lugar entre as 47 províncias.
A pesquisa apontou que a dificuldade em deixar crianças em creches e instalações de cuidados após a escola que representa um desafio para mães que trabalham na província.
Veja a lista abaixo das províncias que oferecem melhor ambiente para mães que trabalham:
- Kochi
- Tottori
- Shimane
- Akita
- Aomori
- Fukui
- Toyama
- Yamagata
- Niigata
- Tokushima
- Saga
- Iwate
- Nara
- Tóquio
- Fukushima
- Ishikawa
- Nagano
- Okinawa
- Yamanashi
- Nagasaki
- Okayama
- Oita
- Tochigi
- Wakayama
- Kagoshima
- Miyazaki
- Miyagi
- Ibaraki
- Chiba
- Yamaguchi
- Hiroshima
- Ehime
- Kagawa
- Quioto
- Shiga
- Fukuoka
- Kanagawa
- Kumamoto
- Gunma
- Shizuoka
- Hyogo
- Hokkaido
- Aichi
- Osaka
- Gifu
- Saitama
- Mie
Fonte: Mainichi