Às 3h de segunda-feira (19) a Agência de Meteorologia do Japão (AMJ) informou sobre a formação do 9.º tufão do ano, a aproximadamente 70 quilômetros ao sul da cidade e ilha de Miyako (Okinawa).
O tufão foi nomeado de Jongdari, pela Coreia do Norte, o que significa cotovia. Ele se formou com mil hPa de pressão atmosférica central e a velocidade máxima do vento no centro é de 18 m/s.
A previsão é de que o Jongdari se mova para o norte através do Mar da China Oriental a partir das águas próximas à Ilha Miyako, rumo ao Mar Amarelo. É possível que em 22 se transforme em ciclone tropical.
A partir das 3h00, as Ilhas Sakishima, centradas em Miyako, estavam na região das rajadas de ventos fortes do tufão Jongdari, com velocidade de vento de 15 m/s ou mais, o que requer cuidado com chuva, tempestade e elevação de ondas.
Prevê-se que as condições atmosféricas se tornem extremamente instáveis nas ilhas ao sul do país e na ampla região oeste devido ao tufão e ao ar quente e úmido que o rodeia.
Este é o 5.º tufão do mês de agosto, quando a média é de 5,7. Com o fenômeno Giro das Monções está mais fácil a formação de tufões no Japão.
Fontes: AMJ, WeatherMap, Tenki e WeatherNews