A Agência de Meteorologia do Japão (AMJ) informou que o ciclone tropical se transformou no 7.º tufão do ano, às 3h de terça-feira (4), sobre o Oceano Pacífico, ao sul do Japão.
Foi nomeado como Ampil, proposto pelo Camboja e deriva do nome de uma fruta da família das leguminosas.
Está com 998 hPa, tem 385 quilômetros de diâmetro e se move a 20 quilômetros por hora, em direção norte-nordeste. Ou seja, em direção à região Kanto, como estimativa, mas sua área de tempestade poderá afetar uma parte de Tokai, entre sexta-feira (16) e sábado (17). É possível que ganhe potência e se torne em um forte.
Mas, ainda se trata apenas de previsão, por isso dependendo das condições climáticas o tufão Ampil poderá mudar de curso e de potência. Em todo caso, para quem está com viagem programada para esses dias precisa ficar atento ao movimento dele.
Os demais tufões
Por outro lado, o tufão Maria, de número 5, voltou a ser ciclone tropical no mesmo horário e data em que se formou o 7.º do ano. Ele passou sobre a região Tohoku no dia anterior e foi a causa das chuvas torrenciais.
Já o sexto do ano, o tufão Son-Tihn, está no leste do Japão e se move a 30 km/h, e, sentido ao noroeste do país. Depois disso, deverá voltar a se transformar em ciclone tropical, por volta das 3h de quarta-feira (14). No início, a previsão era de que poderia se aproximar da região Tohoku.
Fontes: Tenki e WeatherNews