Forte calor é motivo de fechamento antes do horário normal de piscinas públicas em cidade no Japão (ilustrativa/banco de imagens)
Piscinas operadas pela cidade que são abertas ao público gratuitamente em Oita (província homônima) vêm fechando mais cedo, uma após a outra, enquanto o calor escaldante faz as temperaturas da água subirem.
Publicidade
Com o sol queimando na Piscina do Parque Ozai em Oita às 15h30 em 14 de agosto, um anúncio foi feito: “O nado está sendo suspenso hoje”. Crianças que estavam se divertindo energeticamente saíram da piscina com expressões de tristeza”.
De acordo com a divisão de promoção de esportes do Governo Municipal de Oita, a piscina foi fechada antes do horário oficial que era às 17h por 18 dias consecutivos até 17 de agosto.
Funcionários medem a temperatura da água a cada 1 hora após as 10h, quando a piscina abre.
Quando a temperatura da água excede 34ºC – considerado ser o nível em que a temperatura corporal não cai mesmo se os banhistas ficam parados na água – o nado é interrompido para prevenir insolação.
Em outras 4 piscinas públicas que abriram em 20 de julho, houve até 10 dias neste ano quando nadar foi proibido durante o dia.
Fonte: Mainichi