Segundo informações da Agência de Meteorologia do Japão (AMJ), às 5h50 de sexta-feira (16), o tufão Ampil, o 7.º do ano, está com 950 hPa de pressão atmosférica central e classificado como extremamente forte. Além disso, sua área de tempestade é de 770 quilômetros.
Está se movendo ao norte, sobre parte das Ilhas Izu, causando uma forte tempestade. Ainda na tarde de sexta-feira deverá colocar parte da região Kanto sob sua área de tempestade e no dia seguinte será a vez da região Tohoku.
Além disso, há risco de desastre pela formação da faixa linear de chuva na região Kanto, nas Ilhas Izu e na província de Yamanashi durante a noite de sexta-feira.
É preciso cautela com as rajadas de vento extremamente fortes, elevação das ondas, deslizamentos e inundações.
São estimados ventos fortíssimos de até:
- 40 m/s no mar de Kanto e nas Ilhas Izu
- 30 m/s em solo da região região Kanto e no mar de Tohoku
- 20 m/s em solo da região Tohoku
- 15 m/s em Yamanashi
Em relação às rajadas de vento, podem chegar a:
- 60 m/s no mar em Kanto e nas ilhas Izu
- 45 m/s em solo da região região Kanto e no mar de Tohoku
- 35 m/s em solo da região Tohoku
- 30 m/s em Yamanashi
Só para ter uma ideia do quão forte poderão ser as rajadas de vento, 60 m/s equivalem a 216 km/h e 45 m/s correspondem a 162 km/h. Esses ventos violentos podem destelhar as casas, fazer voar o que estiver no quintal ou derrubar um caminhão. Portanto, é extremamente perigoso sair para fora de casa.
Em relação à chuva, são esperados:
- até 300 mm no norte e sul de Kanto
- 250 mm nas Ilhas Izu
- 200 mm nas regiões Tokai e Tohoku
Cuidados com o tufão
Antes que o vento aumente, guarde tudo o que possa ser levado pelo vento e proteja-se em um local seguro. Dentro de casa, feche as cortinas das janelas e vá para uma sala/quarto com menos janelas. Se tem venezianas e telas nas janelas, feche-as. Cubra os vidros com papelão ou insulfilme para reduzir os danos.
Como existe o risco de queda de energia elétrica e corte de água, é importante deixar a banheira cheia e ter uma reserva de comida, além das baterias extras carregadas.
Cuide-se com a passagem do tufão.
Em relação ao shinkansen e voos com partida ou chegada nos aeroportos de Haneda e Tóquio, como estão suspensos.
Fontes: AMJ, NHK, Tenki e NTV