O tufão extremamente forte nº 10 está localizado no mar ao norte da cidade de Amami, na província de Kagoshima, e espera-se que traga ventos ferozes com uma velocidade máxima instantânea de 252km/h na província de Kagoshima, o que pode causar o desabamento de algumas casas.
A Agência Meteorológica do Japão pode emitir um alerta especial de tempestades, ondas e marés altas na província de Kagoshima por volta do meio-dia de quarta (28), dependendo da trajetória do tufão, e um alerta extraordinário de chuva forte também é possível nas províncias de Kagoshima e Miyazaki.
Também são esperadas chuvas fortes no oeste e no leste do Japão, longe do corpo principal do tufão, portanto, é necessário garantir segurança antes que a chuva e os ventos aumentem.
Uma velocidade máxima instantânea do vento de 110 km/h foi observada em Onoma (Kagoshima), antes das 7h.
Além disso, o ar quente e úmido está fluindo para áreas distantes do tufão, como as regiões de Tokai e Shikoku, e a chuva está se intensificando.
Na cidade de Shinshiro, na província de Aichi, a quantidade de chuva que caiu nas 48 horas anteriores às 22h40 da noite passada chegou a 304,5 mm, tornando-se a maior chuva registrada em agosto desde 2003, quando as estatísticas começaram a ser coletadas.
As chuvas até agora aumentaram o risco de deslizamentos de terra na província de Shizuoka a tal ponto que foi emitido um alerta de deslizamento de terra em algumas áreas.
É provável que o tufão se desenvolva ainda mais e se aproxime de Kyushu com força muito forte nos próximos dias e, em seguida, atinja a terra firme.
A Agência Meteorológica do Japão e o Ministério de Terras, Infraestrutura, Transporte e Turismo realizaram uma coletiva de imprensa na manhã de quarta, pedindo o máximo de cautela para moradores província de Kagoshima.
Previsão de rajadas de vento e chuvas intensas
As velocidades máximas do vento para a quarta-feira são de:
- 252 km/h na região de Amami e no sul de Kyushu, o que pode causar o desabamento de algumas casas,
- 108 km/h no norte de Kyushu,
- 90 km/h em Shikoku.
É provável que ocorram chuvas recordes principalmente no sul de Kyushu e na região de Amami, e a Agência Meteorológica emitiu um alerta especial para chuvas fortes nas prefeituras de Kagoshima e Miyazaki, e está pedindo extrema cautela.
Também são esperadas chuvas fortes no leste e no oeste do Japão, longe do tufão, até quinta (29).
Espera-se que uma zona de precipitação linear se desenvolva nas províncias de Kagoshima e Miyazaki, incluindo a região de Amami, a partir de amanhã, e o risco de desastres pode aumentar rapidamente.
A quantidade de chuva nas 24 horas até a manhã de quinta deverá ser de:
- 500 mm no sul de Kyushu,
- 300 mm na região de Amami e no norte de Kyushu,
- 250 mm em Shikoku,
- 200 milímetros na região de Tokai,
- 120 milímetros na região de Kinki
Depois, nas próximas 24 horas, até a manhã de sexta (30):
- 600 mm no sul de Kyushu,
- 500 mm no norte de Kyushu,
- 400 milímetros em Shikoku,
- 300 milímetros na região de Tokai,
- 200 milímetros na região de Kinki,
- 150 milímetros nas regiões de Amami e Chugoku.
Fonte: NHK