De acordo com as observações da Agência Meteorológica do Japão, o tufão nº 10 (Shanshan) estava se deslocando para o norte sobre o mar ao sul do Japão às 15h de sexta (23), com uma pressão central de 985 hectopascals, velocidades máximas de vento próximas ao centro de 30 m/s e velocidades máximas instantâneas de vento de 45 m/s.
A trajetória e a força do tufão ainda são incertas, mas se espera que ele continue a se desenvolver, atingindo as águas ao redor das Ilhas Ogasawara no sábado (24) e depois se deslocando para noroeste.
Em seguida, é provável que se aproxime do oeste e do leste do Japão na próxima terça-feira (27), ou mais tarde com forte intensidade, portanto, se ele atingir a costa,há risco de tempestades e chuvas fortes.
A chuva e o vento aumentarão gradualmente, principalmente no lado do Pacífico do oeste e do leste do Japão, e o tempo poderá ficar muito tempestuoso.
Também no norte do Japão, há risco de tempestade a partir da próxima quarta-feira (28), portanto, preste atenção às informações e alertas do tempo.
Portanto, no sábado e no domingo, as condições atmosféricas se tornarão muito instáveis do norte ao oeste do Japão, e há risco de chuvas fortes ou muito fortes.
A partir de segunda-feira, o ar quente e úmido fluirá diretamente do tufão N10, e há risco de chuvas ainda mais fortes. Há também o risco de fortes rajadas de vento, inclusive tornados.
A Agência Meteorológica do Japão (JMA) informou que as chuvas fortes podem atingir níveis de alerta nas regiões de Tohoku, Kanto Koshin, Tokai, na região de Chugoku e na região de Kinki da manhã até o final da noite de sábado.
Fonte: NHK