Espera-se que o tufão N10, classificado como forte, aproxime-se consideravelmente da região de Amami, na província de Kagoshima, até a quarta (28), com ventos fortes.
Na região de Tokai, espera-se que uma zona de precipitação linear se desenvolva na manhã de quarta, e o risco de desastres pode aumentar drasticamente.
De acordo com a Agência Meteorológica do Japão (JMA), acredita-se que o forte tufão nº 10 esteja se movendo no sentido oeste-noroeste a uma velocidade de 10 km/h sobre o mar a 140 km a leste da cidade de Amami, às 7h de terça.
A pressão atmosférica no centro é de 960 hectopascals, a velocidade do vento perto do centro é de 40 m/s, e com rajadas que podem chegar a 60 m/s. ou mais.
Nuvens de chuva se desenvolveram nas regiões de Tokai e Hokkaido, com 47,5 mm de chuva forte observada na passagem de Fujisaka em Oki-cho (Mie), e 30,5 mm em Matsumae-cho (Hokkaido), às 5h.
À medida que o tufão se aproxima, espera-se que os ventos aumentem, com velocidades máximas de 40 m/s na região de Amami na terça, que podem ser tão fortes a ponto de derrubar caminhões em movimento, e 23 m/s no sul de Kyushu.
As velocidades máximas do vento para quarta serão:
- 40 m/s no sul de Kyushu e na região de Amami
- 20 m/s no norte de Kyushu
- 18 m/s em Shikoku
O risco de desastre pode aumentar drasticamente na manhã de terça, especialmente em Tokai.
Espera-se que ocorram chuvas fortes principalmente na região de Amami e no lado do Oceano Pacífico, do oeste ao leste do Japão, até quinta-feira (29).
Espera-se que uma zona de precipitação linear se desenvolva na manhã de terça, especialmente nas províncias de Aichi, Gifu, Mie e Shizuoka, na região de Tokai, e o risco de desastres pode aumentar drasticamente.
A quantidade de chuva que cairá nas 24 horas até a manhã de quarta será de:
- 300mm na região de Amami
- 200mm na região de Tokai e no sul de Kyushu
- 100mm no norte de Kyushu, Shikoku e Kinki
Até a manhã de quinta, deverá chover no intervalo de 24 horas, o equivalente a:
- 500 mm no sul de Kyushu,
- 400 mm na região de Amami,
- 300 mm em Shikoku,
- 200 mm no norte de Kyushu, nas regiões de Kinki e Tokai.
A JMA está pedindo extrema cautela contra tempestades, ondas altas, deslizamentos de terra, inundação de áreas baixas, aumento do nível da água e inundação de rios.
Fonte: NHK