O tufão n.º 10 que foi devastador em Kyushu na quinta-feira (29), por causa de sua potência, na ocasião com 935 hPa de pressão atmosférica central, considerado como extremamente forte, está se movendo lentamente para o norte na sexta-feira (30).
Embora tenha perdido potência continua forte e o risco de ventos fortes, ondas altas e faixas lineares de precipitação, principalmente no oeste do Japão, incluindo Kyushu, Shikoku e Kinki.
As nuvens de chuva ativas também se formaram nas regiões de Tokai e Kanto, distantes do tufão, com precipitações localizadas extremamente fortes. Por isso, exige cautela em relação à segurança.
O tufão Shasha deverá cruzar a região Kyushu, em direção a Shikoku, no sábado (31) e depois, no domingo (1.º), deverá chegar à cidade de Gobo (Wakayama). A previsão da Agência de Meteorologia do Japão (AMJ) é que se transformará em ciclone tropical, quando deverá cobrir a região Kansai na segunda-feira (2).
Preparativos para o fim de semana em casa
Mesmo enfraquecido, como está lento para se mover, os riscos de desastres aumentam pois as chuvas não cessarão tão cedo, tampouco os ventos extremamente fortes. A elevação das ondas por causa dos fortes ventos também está em um nível perigoso, chegando a 5 ou 6 metros de altura, na costa de Kyushu a Tokai.
O fim de semana deverá ser de clausura em casa, por isso, além de deixar a mochila de emergência preparada, bem como lanternas e água, se pode programar sessões pipoca.
Transportes afetados em ampla área
A faixa de precipitação formada pela borda do Shanshan continua sobre Kansai, Tokai e Kanto, onde a operação do shinkansen foi interrompida. As pessoas que estão de viagem buscam alternativas como ônibus. No entanto, diversos trechos das vias expressas das regiões Kanto, Tokai e outras estão interrompidos.
Antes de sair para viajar, a NEXCO recomenda aos motoristas que visitem as páginas web Drive Traffic ou e-NEXCO antes de sair de casa para verificar a situação das vias expressas em tempo real.
Fontes: ANN, Tenki e AMJ