Tufão violento sobre Kagoshima e os danos causados

Antes mesmo do ‘desembarque’ do tufão Shanshan sobre Kagoshima, as províncias de Kyushu já tiveram danos humanos e materiais.

Via pública perto da estação da cidade de Miyazaki, tarde da noite de quarta-feira (WeatherNews)

O 10.º tufão do ano, classificado como extremamente forte, está sobre a província de Kagoshima, com o olho sobre a cidade de Satsumasendai, informou a Agência de Meteorologia do Japão (AMJ). Ele chegou por volta das 8h30 de quinta-feira (29) e foi emitido um alerta de ventos fortes, ondas elevadas e chuva torrencial, para os quais a AMJ apela à máxima vigilância.

Publicidade

Há riscos de desastres como deslizamentos, inundações e enchentes por causa do Shanshan, em Oita, Miyazaki e Kagoshima. Os riscos de desastres podem aumentar repentinamente, por isso, todo cuidado é pouco para preservar a vida. O alerta para essa área é especial, de categoria máxima, pois o risco de desastres que só acontecem uma vez a cada 10 anos é muito elevado. 

Feridos e danos materiais

Segundo os levantamentos da NHK, até as 8h30 de quinta-feira, há 39 feridos nas províncias de Kagoshima e Miyazaki, além de um desaparecido em Kagoshima, que estava em um barco na noite anterior.

Os danos materiais desde a tarde de quarta-feira, causados pela área de tempestade do tufão, sobem para pelo menos 160 casos, sendo 69 em moradias, 35 em escritórios e armazéns e 22 feridos em consequência disso, só na cidade de Miyazaki.

Algo enroscado entre as fiações do poste, na cidade de Miyazaki (NHK)

Os relatos são muitos, desde vidros das janelas que foram quebrados pelos ventos, paredes que caíram, casas destelhadas, unidades condensadoras (parte externa do ar-condicionado) derrubadas, objetos e “coisas” enroscadas nos cabos de eletricidade e semáforo, além de outros.

Como este tufão violento é capaz de derrubar postes e caminhões por causa do furor da tempestade, é preciso ficar em local seguro. Ademais, há que se cuidar com as tempestades em espiral e downburst (rajada descendente na tradução livre). Já foram registradas rajadas de vento de até 181 quilômetros por hora em Kagoshima, e com essa violência são capazes de derrubar carros e barracões.

Chuva forte em outras regiões, especialmente em Tokai

Embora o tufão Shanshan tenha chegado em Kagoshima, uma área quente e úmida se estende até a região Tokai, causando chuva intensa. 

Cenário de horror, com as paredes caídas e vidros quebrados, na cidade de Miyazaki (NHK)

A previsão indica índice pluviométrico de 400 a 600 milímetros em Kyushu e Shikoku, mas também de 200 mm em Kinki e 300 mm em Tokai, até a noite de quinta-feira.

Ela continuará na sexta-feira e no sábado, mais forte na região Tokai. Portanto, mesmo nessa região distante do olho do tufão Shanshan, recomenda-se ter em mãos o mapa de risco (hazard map) e ficar atento aos comunicados e alertas das prefeituras. 

É preciso ficar atento à queda de energia elétrica, além dos possíveis desastres como deslizamentos e inundações.

Fontes: WeatherNews e NHK

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Brasileiro aciona ex-empregador devedor, via sindicato

Publicado em 29 de agosto de 2024, em Sociedade

Um cidadão brasileiro de Gifu acionou uma empresa onde trabalhou pelo não pagamento dos salários.

Foto ilustrativa de negociação (PM)

O sindicato Gifu Local Union, com sede na cidade de Gifu (província homônima) informou que notificou o Conselho de Relações Trabalhistas de Gifu, a respeito de uma empresa de transporte da cidade de Kitanagoia (Aichi), por não pagar aproximadamente 2 meses de salário e não responder à negociação.

Publicidade

Segundo o sindicato, a vítima é um cidadão brasileiro, 53 anos, residente na cidade de Seki (Gifu), e o Conselho de Relações Trabalhistas de Gifu foi notificado pelo descumprimento de uma ação cautelar.

O brasileiro foi empregado como motorista nessa empresa em 2020. Um objeto que caiu enquanto dirigia o caminhão o danificou e houve um desentendimento em relação ao custo do conserto do veículo.

O motorista se demitiu no ano seguinte, mas cerca de 2 meses de salário não foram pagos. Assim, associou-se ao sindicato em 2022.

Em novembro do mesmo ano, foi realizada uma negociação coletiva entre o sindicato e a empresa transportadora, a qual propôs o pagamento dos salários atrasados, no valor de 500 mil ienes, em parcelas. Porém, não cumpriu, por isso foi denunciada.   

O Conselho de Relações Trabalhistas é uma organização provincial criada com o propósito de resolver de forma rápida e amigável as questões que surgem entre o trabalhador e o empregador, de forma gratuita.

Fonte: Gifu Shimbun

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Trabalhe no Tantra Tokyo
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão