Variante mais letal da mpox se espalha para outros países

Autoridades da OMS disseram que planejam convocar um comitê de emergência em breve para determinar se o surto é uma preocupação de emergência pública de saúde internacional.

A mpox é uma doença viral que pode se espalhar facilmente entre as pessoas e a partir de animais infectados (ilustrativa/banco de imagens)

Casos de uma cepa mais letal da mpox foi confirmada em 4 países na África, levantando preocupações entre autoridades da saúde em todo o mundo.

Publicidade

Níveis da mpox, antigamente conhecida como varíola dos macacos, na República Democrática do Congo, alcançaram mais de 14 mil casos reportados e 511 mortes, e ela se espalhou para 4 países vizinhos (Burundi, Quênia, Ruanda e Uganda) que não haviam relatado ocorrências antes, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Autoridades da OMS disseram na quarta-feira (7) que planejam convocar um comitê de emergência em breve para determinar se o surto é uma preocupação de emergência pública de saúde internacional.

A mpox é uma doença viral que pode se espalhar facilmente entre as pessoas e a partir de animais infectados. Ela é transmitida através de contato próximo como toque, beijo ou sexo, assim como a partir de materiais contaminados como lençóis, roupas e agulhas, de acordo com a OMS.

Sintomas incluem febre, erupção cutânea dolorosa, dor de cabeça, músculos e costas, baixa energia e aumento dos nódulos linfáticos.

Por décadas, a doença vinha sendo amplamente encontrada na África Central e Ocidental, mas também começou a se espalhar na Europa e América do Norte em 2022.

A mpox é caracterizada por dois clados genéticos, I e II. Um clado é um grupo amplo de vírus que evoluiu ao longo das décadas e é um grupo genético e clinicamente distinto.

O clado lb, que vem circulando no Congo há anos, causa doença mais grave e é responsável pelo surto atual.

Embora seja mais letal, não há evidência para sugerir que ele é mais transmissível, de acordo com Rosamund Lewis, líder técnico da OMS para resposta global contra a mpox.

O clado II foi responsável pelo surto global que começou em 2022, de acordo com o CDC.

Fonte: CNN

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

‘Especialista em cobras’ é estrangulada até a morte por píton

Publicado em 8 de agosto de 2024, em Notícias do Mundo

A mulher foi encontrada morta em sua casa em frente a um tanque aberto onde ficava sua cobra de estimação chamada Diablo.

A cobra foi identificada como uma píton reticulada (ilustrativa/banco de imagens)

Uma tragédia aconteceu quando uma “especialista em cobras” autoconfessada ter sido estrangulada até a morte pela sua píton de estimação devido a um “erro de principiante”.

Publicidade

Amanda Ruth Black vinha tentando administrar medicação por si só para o réptil ameaçador chamado Diablo em sua casa em Virginia Beach, EUA.

O corpo da mulher de 25 anos foi encontrado em frente ao tanque aberto de Diablo, com a cobra circulando livremente pela sala.

Seu marido se deparou com a cena ao retornar para casa e subsequentemente decidiu colocar a cobra para ser eutanasiada, passando a vasta coleção de répteis em sua casa para autoridades da vida selvagem.

Amanda, que tinha experiência considerável com cobras devido a um trabalho em uma pet shop, morreu por asfixia causada pela cobra se enrolando em seu pescoço.

A píton reticulada, de origem do Sudeste Asiático, tem o potencial de exceder 9m de comprimento e se torna perigosamente imprevisível quando assustada, agitada ou quando julga erroneamente que mãos humanas são presas, divulga o site Daily Star.

Após detalhes do incidente angustiante de 2008 terem sido recontados pela Fierce no YouTube no mês passado, centenas de pessoas manifestaram suas opiniões.

“Você nunca está sob controle de algo que pode te dominar fisicamente. Fim da história”, disse uma pessoa.

“Animais selvagens não são de estimação”, comentou outra.

Fonte: Mirror

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Trabalhe no Tantra Tokyo
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão