Aichi: Governo e Conselho de Cidadãos de Nagoia discutem aprendizado de japonês e sistemas de apoio

Autoridades e Aichi e o Conselho de Cidadãos de Nagoia realizam encontro para discutir aprendizado de japonês na comunidade e sobre os sistemas de auxílio existentes.

Imagem cedida (CCN)

No dia 27 de agosto, o Conselho de Cidadãos de Nagoia foi recebido nas instalações do Governo de Aichi para uma reunião inaugural de colaboração multicultural.

Publicidade

Durante o encontro, foram abordados diversos temas cruciais para a comunidade brasileira, bem como as preocupações das autoridades japonesas. As autoridades de Aichi explicaram a estrutura hierárquica do governo e o processo de recebimento e execução de demandas.

O CCN, por sua vez, apresentou as atividades realizadas desde a nova formação em fevereiro deste ano e destacou as necessidades prioritárias da comunidade brasileira, ouvindo também as perspectivas das autoridades japonesas.

Um dos pontos reforçados foi a importância do aprendizado da língua japonesa, especialmente diante da previsão de chegada de trabalhadores de outras regiões da Ásia, que já possuem maior proficiência no idioma.

O futuro dos jovens de comunidades que ainda não dominam o japonês é uma preocupação compartilhada. Atualmente, 13 cidades da província de Aichi participam do programa de aprendizado de japonês, e até 2027, esse número deverá aumentar para 20 cidades.

Também foi discutido o subaproveitamento do sistema de interpretação médica de Aichi, que está disponível para as comunidades em seis idiomas, incluindo o português.

As autoridades solicitaram a colaboração na divulgação de informações aos estrangeiros e enfatizaram a importância da participação da comunidade nos eventos de prevenção a desastres naturais, especialmente considerando a passagem de um forte tufão pelo Japão no momento.

Por fim, as autoridades expressaram sua disposição para continuar o diálogo e aprimorar, gradualmente, os serviços oferecidos, trabalhando em conjunto com a comunidade para resolver os desafios enfrentados pela sociedade.

Participaram desse encontro: Presidente, Secretária executiva e membros do CCN Diretor Assistente do Gabinete de Promoção da Convivência Multicultural Diretor Assistente do Grupo de Promoção do ensino da Língua Japonesa Chefe da Divisão de Atividades Sociais Coordenador Sênior da Seção da Sociedade Multicultural.

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Programa de reciclagem de óleo de cozinha usado é expandido no Japão

Publicado em 2 de setembro de 2024, em Sociedade

A companhia planeja expandir o projeto para todas as suas lojas no Japão até o fim de março de 2026.

As lojas distribuem contêineres para os clientes, os quais os utilizam para depositar vários tipos de óleo de cozinha usados (NHK)

Uma grande rede de supermercados no Japão está expandindo um projeto para coletar óleo de cozinha usado de residências para reciclagem.

Publicidade

A Ito-Yokado iniciou um teste em algumas lojas no ano passado. A iniciativa expandiu para todos os 25 estabelecimentos da rede em Tóquio neste mês.

As lojas distribuem contêineres para os clientes, os quais os utilizam para depositar vários tipos de óleo de cozinha usados. Eles devem estar na forma líquida e em temperatura ambiente.

Os depósitos podem ser reciclados para se transformarem em sabonetes e tinta.

A Ito-Yokado espera que eles também possam ser usados como materiais para combustível sustentável de aviação no futuro.

A companhia planeja expandir o projeto para todas as suas lojas no Japão até o fim de março de 2026.

O gerente de sustentabilidade da Ito-Yokado diz que muitos clientes serão cobertos, visto que pontos de coleta estão localizados ao longo de rota bem viajadas.

Uma outra rede de supermercados, a Daiei, começou um experimento similar em março em cooperação com a Japan Airlines e autoridades locais. Óleo usado é coletado em algumas de suas lojas.

Fonte: NHK

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Trabalhe no Tantra Tokyo
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão