Os principais veículos de comunicação dos Estados Unidos informaram no fim da tarde de quarta-feira (4), horário local, ou por volta das 5h de quinta-feira (5) no Japão, que o presidente Joe Biden “está se preparando para anunciar que bloqueará formalmente a proposta de aquisição da U.S. Steel pela Nippon Steel por US$ 14,9 bilhões”, conforme o The Washington Post.
A decisão ainda não foi tornada pública, informaram as fontes dos jornais americanos. Em dezembro passado, a Nippon Steel e a US Steel, um importante fabricante de aço americano, chegaram a um acordo de compra e venda.
A aquisição dessa importante empresa americana por uma japonesa, teve oposição dos sindicatos da indústria siderúrgica, como também de Biden e sua vice, Kamala Harris, ambos democratas. Engrossou a voz contra o ex-presidente e candidato à sucessão de Biden, o republicano Donald Trump.
Queda no valor das ações da U.S. Steel
A aquisição está sob investigação pelo Comitê Interinstitucional de Investimento Estrangeiro dos Estados Unidos (CFIUS) por potenciais implicações de segurança nacional. Um funcionário da Casa Branca se recusou a comentar, mas disse em uma declaração que o CFIUS ainda não havia transmitido sua recomendação ao presidente Joe Biden. De acordo com a lei, o presidente pode bloquear uma transação privada somente após receber o relatório final do painel.
Depois que o The Post divulgou a notícia da decisão do presidente na quarta-feira, o preço das ações da U.S. Steel perdeu 1/4 de seu valor em cerca de 30 minutos de negociação. As ações da empresa terminaram o dia com queda de 17,5%.
Mais cedo na quarta-feira, antes da notícia ser divulgada, o CEO da U.S. Steel, David Burritt, alertou que o colapso do acordo colocaria em risco “milhares de empregos sindicais bem remunerados” e levantaria “sérias questões” sobre a probabilidade de a empresa permanecer sediada em Pittsburgh. Ele deu uma entrevista ao principal jornal americano The Wall Street Journal e disse que se a aquisição pela Nippon Steel não for concluída, a empresa fechará sua siderúrgica na Pensilvânia e mencionou que a sede da empresa também poderá ser realocada.
Nippon Steel aumentou o investimento e prometeu maioria americana na diretoria
Na semana passada, a Nippon Steel aumentou seu investimento planejado na nova U.S. Steel em 1,3 bilhão de dólares, além dos US$ 1,4 bilhão que havia detalhado anteriormente. A empresa japonesa disse que o investimento extra modernizaria duas das maiores instalações da U.S. Steel, a Mon Valley Works na Pensilvânia e a Gary Works em Indiana.
No dia anterior, quarta-feira, a Nippon Steel informou que caso a aquisição seja confirmada, a maioria da diretoria seria de nacionalidade americana.
Fontes: NHK e The Washington Post