As folhagens de outono devem começar a aparecer com atraso em relação à média de um ano em muitas partes do Japão devido ao clima quente, com a previsão de que nas cidades de Nagano (província homônima) e Sapporo (Hokkaido) a mudança ocorrerá 11 dias mais tarde do que o normal, anunciou na terça-feira (3) a Japan Meteorological Corp.
Em Tóquio, as folhas ficarão em cores amarelas vibrantes em 26 de novembro e em vermelho profundo em 1º de dezembro – dentro da média anual. A coloração em Osaka também ocorrerá em seu tempo normal em torno de datas similares.
Entretanto, as folhas vermelhas em Sapporo e Nagano devem surgir em 8 e 23 de novembro, respectivamente – 11 dias mais tarde do que o normal.
A mudança nas cores das folhagens evolui a um ritmo mais rápido no frio e mais lentamente no calor. Temperaturas mais altas são esperadas neste outono.
“A mudança de cores das folhas depende se o outono fica mais frio do que anos anteriores ou continua quente”, disse Hiroki Ito, porta-voz da divisão de conteúdo da agência do clima.
“Uma vez que a temperatura fica abaixo de 10ºC, o pigmento começa a mudar de verde para amarelo ou vermelho”, disse.
As previsões são feitas usando a fórmula da Japan Meteorological de se basear em dados passados sobre as mudanças de cores de folhas e como elas correspondem a quedas na temperatura.
Semelhante em significado cultural às cerejeiras na primavera, lugares que registram mudanças dramáticas das cores das folhagens durante o outono são locais turísticos populares no Japão.
A Japan Meteorological Corp., que faz previsões das folhagens para 700 locais populares, anuncia o pico para as 2 ondas de mudança de cores – a primeira para o gingko amarelo e a segunda para o bordo.
A empresa divulgará uma segunda previsão na primeira metade de outubro e uma terceira no fim do mês citado.
Fonte: Japan Times