À medida que os métodos de cozimento rápidos e mais fáceis se tornam populares, o Instituto Nacional de Tecnologia de Avaliação de Produtos do Japão (NITE) informou que ocorrem acidentes causados por eletrodomésticos como o forno de micro-ondas e o cooktop de indução IH.
Segundo o NITE, ocorreram 494 acidentes envolvendo o uso de eletrodomésticos de cozinha nos 5 anos até 2023, dos quais 369 resultaram em incêndios.
Os fornos de micro-ondas foram os responsáveis pelo maior número de acidentes, com 149, seguidos pelos cooktops de indução (IH), com 89. Relatou que 44% dos acidentes foram relacionados ao descuido ou uso incorreto dos usuários.
Os exemplos reais citados pelo NITE são:
- Acidente em que um recipiente que não pode ir ao forno de micro-ondas foi aquecido e explodiu
- Cozinhar no cooktop IH, com pouca quantidade de óleo, mas se afasta da cozinha sem regular a temperatura adequada, achando que como não há chama como no fogão a gás, e que causou incêndios e queimaduras
O NITE afirma que muitos acidentes envolvendo esses eletrodomésticos de cozinha poderiam ter sido evitados se as pessoas tivessem lido as instruções do manual e da embalagem do produto.
Com a finalidade de reduzir riscos e evitar acidentes, o NITE faz as seguintes recomendações:
- No forno de micro-ondas, não aquecer comida em recipientes de metal, como copo de macarrão instantâneo, não usar papel alumínio e tampouco porcelana com borda dourada ou prateada
- Ao fritar alimentos na panela ou frigideira respeite a quantidade de óleo
- Seja no fogão a gás ou no cooktop de indução, jamais se deve sair da cozinha enquanto prepara os alimentos
Fonte: NHK