Coreia do Norte apresenta novo lançador de foguetes e instalação de concentração de urânio

A mídia estatal da Coreia do Norte apresentou o novo lançador de foguetes e a instalação de concentração do elemento químico radioativo, usado para fabricação de ogivas nucleares.

Novo lançador móvel de foguetes (mídia norte-coreana via NHK)

Na sexta-feira (13), a Coreia do Norte informou que desenvolveu um novo lançador móvel de foguetes de 600 milímetros e realizou um lançamento de teste na presença de Kim Jong-Un para confirmar seu desempenho, disseram autoridades através da mídia estatal.

Publicidade

Os militares sul-coreanos revelaram que a Coreia do Norte lançou vários mísseis balísticos de curto alcance em direção ao Mar do Leste (Mar do Japão), nas proximidades da capital Pyongyang, na sexta-feira, e a informação da mídia norte-coreana parece se referir a isso.

Coreia do Norte exibe uma instalação de enriquecimento de urânio

Na mesma sexta-feira, o líder norte-coreano Kim Jong-un disse ter pedido um aumento do número de centrífugas para enriquecimento do urânio a fim de aumentar suas armas nucleares para autodefesa, informou a mídia estatal.  

Kim fez o apelo durante uma visita ao Instituto de Armas Nucleares e à “base de produção de materiais nucleares de grau de arma”, de acordo com a Agência Central de Notícias da Coreia (KCNA). Não foi divulgada a localização da instalação ou a data da visita.

“Ele deu uma volta na sala de controle da base de enriquecimento de urânio para aprender sobre a operação geral das linhas de produção”, disse a KCNA, acrescentando que Kim expressou grande satisfação após ser informado de que a “base está produzindo dinamicamente materiais nucleares”.

Kim Jong-un visitando as instalações (mídia norte-coreana via NHK)

Uma instalação de enriquecimento é usada para produzir urânio altamente enriquecido (HEU) colocando-o em centrífugas e girando-o em altas velocidades. O HEU é essencial para a fabricação de ogivas nucleares, junto com plutônio.

Como se sabe, o urânio é um elemento químico radioativo, denso, flexível e maleável. É o elemento natural com o maior número atômico na tabela periódica, com 92 prótons e 135 a 148 nêutrons.

Coreia do Norte causa tensão à vizinha do Sul e ao Japão

“Estamos fazendo o nosso melhor para coletar informações, alertar e monitorar”, disse o Secretário Chefe de Gabinete do Japão, Yoshimasa Hayashi, repercutindo essa exibição da Coreia do Norte.

“O desenvolvimento nuclear e de mísseis ameaça a paz e a segurança do Japão e da comunidade internacional. Isto é absolutamente inaceitável”, declarou.

Disse que cooperará com a comunidade internacional, incluindo os Estados Unidos e a Coreia do Sul, para implementar plenamente as resoluções relevantes do Conselho de Segurança das Nações Unidas. “Continuaremos a exigir o desmantelamento completo dos programas nucleares e de mísseis balísticos da Coreia do Norte”, pontuou.

“Parece que a Coreia do Norte está sinalizando seu 7.º teste nuclear antes da eleição presidencial dos Estados Unidos em 5 de novembro, especialmente antes do aniversário de fundação do Partido dos Trabalhadores no poder em 10 de outubro”, disse Cheong Seong-chang, especialista do Instituto Sejong, uma think tank especializada em diplomacia e segurança, da Coreia do Sul.

Fontes: NHK e Yonhap News Agency

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Japão reutilizará solo contaminado com radiação de Fukushima

Publicado em 13 de setembro de 2024, em Sociedade

Reguladora nuclear das Nações Unidas confirma que o solo da planta nuclear de Fukushima está ‘consistente com padrões de segurança’.

Imagem da planta nuclear de Fukushima Daiichi em 2016 (banco de imagens)

O Japão reutilizará milhões de metros cúbicos de solo contaminado com radiação de Fukushima após ganhar aprovações de segurança da reguladora nuclear das Nações Unidas, disseram autoridades.

Publicidade

A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) realizou uma revisão de segurança de 16 meses e apresentou seu relatório final ao ministro do Meio Ambiente Shintaro Ito na terça-feira (10), dando luz verde aos planos do governo de reutilizar o solo e resíduos coletados do local de 3 reatores nucleares, de um total de 6 na planta de energia nuclear.

O solo no nordeste do Japão em torno da instalação nuclear foi contaminado com radiação após um terremoto de magnitude 9 e subsequente tsunami terem danificado os 3 reatores em março de 2011.

Agora, 13 anos depois, a reguladora concluiu que a reciclagem e descarte final do solo estavam “consistentes com os padrões de segurança da AIEA”, uma liberação bem recebida pela administração de Fumio Kishida.

Autoridades japonesas armazenaram cerca de 14 milhões de metros cúbicos de solo radioativo e outros resíduos gerados de atividades de descontaminação dentro de uma instalação provisória.

Entretanto, o solo e destroços do local que registraram níveis de radiação mais altos não serão reciclados e devem ser descartados pelo Japão fora da província no nordeste do arquipélago até março de 2045.

Fonte: The Independent

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão