Depois que o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), mandou banir o X do Brasil, uma outra parecida com essa rede social do bilionário Elon Musk, cresceu rapidamente.
Trata-se do Bluesky que obteve 1 milhão de novos usuários em 3 dias, até 31 de agosto. Para comemorar, foi feito um post de boas-vindas aos novos inscritos.
https://bsky.app/profile/did:plc:z72i7hdynmk6r22z27h6tvur/post/3l3277gkjjc2y?ref_src=embed&ref_url=https%253A%252F%252Fwww.watch.impress.co.jp%252Fdocs%252Fnews%252F1620469.html
Mas, não parou de crescer. Na segunda-feira (2), por volta das 15h (horário de Brasília), bateu 2 milhões de novos inscritos. E os brasileiros recém-chegados começaram a pedir para permitir postar vídeos, criar trending topics e muito mais.
A plataforma de microblogging @bsky tem um ar parecido com o X, pois os usuários podem publicar textos curtos, imagens, fazer repost e interação.
E não é pra menos, pois o criador é Jack Dorsey, que já foi CEO do Twitter. A plataforma foi criada em 2019. Pelo menos no Brasil, deverá continuar crescendo como substituta do X ou até que Moraes e Musk cheguem a um acordo (ou não). Mas, o Bluesky não aparece nas estatísticas das plataformas mais acessadas.
No entanto, o “Brasil, a escolha certa”, postou a CEO da Bluesky, Jay Graber, junto com uma captura de tela do app sendo o download número um na App Store.
As plataformas mais consumidas continuam sendo Facebook, YouTube, Instagram, WhatsApp, Tik Tok, WeChat e Facebook Messenger.
Fontes: Watch Impress, Statista e Bluesky