Calor: mulher tomando água gelada com o ventilador ligado (PM)
Segundo as previsões da Agência de Meteorologia do Japão (AMJ), divulgadas na quinta-feira (12), para o período de 14 de setembro a 11 de outubro, o calor incomum deverá continuar, especialmente na faixa leste-oeste do Japão, ou seja, de Tokai a Kyushu.
Publicidade
No norte do Japão, a tendência de altas temperaturas deverá terminar no fim de setembro e o clima começará a parecer outono. Parece que as folhas vão começar a ficar vermelhas nas montanhas.
Por outro lado, no leste e oeste do Japão, as temperaturas continuarão a ser mais elevadas do que o normal até ao início de outubro. Amami e Okinawa provavelmente serão afetados por tufões e às vezes pelo ar úmido.
Norte do Japão: Tohoku e Hokkaido
As temperaturas por volta de 14 a 20 de setembro serão mais altas que o normal em Hokkaido, no lado do Mar do Japão, no lado do Pacífico e em Tohoku.
No norte do país, a tendência de altas temperaturas deverá terminar no fim de setembro. Em particular, em Hokkaido, a temperatura será mais baixa do que o normal, dando a impressão de que de repente ficou mais frio.
Espera-se que as temperaturas mudem acentuadamente de 21 a 27 de setembro e deverão ficar mais baixas que o normal no lado do Mar do Japão em Hokkaido e no lado do Mar de Okhotsk.
As temperaturas subirão novamente por volta de 28 de setembro a 11 de outubro, e estarão iguais ou acima do normal no lado do Mar do Japão, tanto de Tohoku como de Hokkaido e no lado do Mar de Okhotsk.
Leste do Japão: Hokuriku, Kanto-Koshin e Tokai
Por volta do final de setembro em Hokuriku, e do final de setembro ao início de outubro em Kanto, Koshin e Tokai, haverá menos dias ensolarados do que o normal devido à influência da frente de chuva de outono e do ar úmido. O intenso calor persistente está diminuindo gradualmente, mas as temperaturas permanecerão acima da média.
As temperaturas por volta de 14 a 27 de setembro serão mais altas que o normal em todo o leste do Japão. O mesmo deverá acontecer no período de 28 de setembro a 11 de outubro. Prevê-se máximas diárias até 13 de outubro, na faixa de 22,5ºC a 28ºC em Tóquio e 24ºC a 29,5ºC em Nagoia.
Em relação à precipitação, prevê-se normalidade em Hokuriku. Nas regiões Kanto-Koshin e Tokai poderá chover mais do que o normal.
Oeste do Japão: Kinki, Chugoku, Shikoku e Kyushu
Prevê-se menos dias ensolarados do que a média normal nessa área devido à influência da frente de chuva de outono e do ar úmido. O intenso calor persistente deverá diminuir gradualmente, mas as temperaturas provavelmente permanecerão mais elevadas que o normal.
No entanto, as temperaturas por volta de 14 a 27 de setembro serão mais altas que o normal em grande parte do oeste do Japão. Mas, deverão ser ainda mais elevadas no período de 28 de setembro a 11 de outubro.
Prevê-se temperaturas máximas de 24,4°C a 30,0°C em Osaka e 24,5℃ a 29,5℃ em Hiroshima.
Amami e Okinawa
A segunda quinzena de setembro deverá ser úmida, com menos dias ensolarados por causa dos tufões e ciclones tropicais. As temperaturas deverão ficar acima do normal. Prevê-se máximas entre 28,4ºC a 30,8ºC em Naha, capital de Okinawa.
Como as temperaturas deverão continuar elevadas no leste e oeste do Japão, mesmo tendo começado o outono, é preciso continuar cuidando da insolação.
Fonte: NTV