O Ministério do Meio Ambiente do Japão planeja designar especialistas em ursos a 5 de seus escritórios nas áreas central e norte do Japão no próximo ano fiscal a fim de orientar funcionários locais sobre maneiras de prevenir danos causados pelo animal.
A medida ocorre enquanto um número recorde de 219 pessoas foi atacada por ursos no país durante o último ano fiscal que terminou em março.
O ministério planeja colocar funcionários especializados em medidas para lidar com ursos em escritórios regionais do meio ambiente em Hokkaido, Tohoku e Chubu, assim como no escritório de conservação da natureza de Kushiro na província no extremo norte do Japão.
Os especialistas devem orientar governos locais e a polícia sobre quais ações tomar quando ursos aparecerem em habitats humanos, dentre outras medidas.
Funcionários do ministério também visam aumentar subsídios para os governos locais.
Os fundos devem ser usados para ajudar na instalação de cercas para impedir a entrada de ursos em comunidades humanas, assim como remover bolotas (frutos de árvore) e outros alimentos consumidos por ursos. Eles também serão usados para estabelecer manuais sobre como lidar com os animais quando são avistados.
Em abril, o ministério designou os ursos como espécie de vida selvagem para controle nas regiões, com exceção de Tohoku. A designação permite que governos apoiem financeiramente esforços para capturar ou conduzir pesquisa sobre ursos.
O ministério está buscando ¥3 bilhões (US$20 milhões) no orçamento do ano fiscal de 2025 para medidas a fim de lidar com animais selvagens designados, incluindo cervos japoneses e javalis selvagens.
Fonte: NHK