Homem é encaminhado para a promotoria por exportar roupas para a Coreia do Norte

O residente de 85 anos de Sapporo em Hokkaido violou a lei que proíbe comércio com a Coreia do Norte.

Bandeira da Coreia do Norte (ilustrativa/banco de imagens)

A polícia japonesa encaminhou na sexta-feira (6) um homem para a promotoria por exportar roupas para a Coreia do Norte, em violação à lei que proíbe comércio com o país, disseram fontes investigativas.

Publicidade

De acordo com o jornal Mainichi, a polícia da província de Osaka suspeita que em dezembro de 2019, o residente de 85 anos de Sapporo (Hokkaido) enviou à Coreia do Norte um lote de roupas no valor de ¥400 mil (US$2.790) usando dinheiro ganhado por um trabalhador de TI (Tecnologia da Informação) norte-coreano que havia se passado por um cidadão mongol que morava em Osaka, disse a fonte.

O suspeito teria enviado roupas, ordenadas por uma empresa comercial norte-coreana através de uma parceira na província de Jilin, na China, violando a lei de câmbio internacional e comércio que proíbe negócios com a Coreia do Norte, com exceção de propósitos humanitários, sem permissão do Ministério do Comércio, de acordo com fontes.

O homem, que anteriormente havia operado uma empresa de processamento de frutos do mar na Coreia do Norte, admitiu para a polícia que vinha enviando roupas para o Norte desde 2017 por um total de 40 a 50 vezes via China, disseram as fontes.

A polícia acredita que as compras dos envios foram financiadas pelo trabalhador de TI norte-coreano que assumia desenvolvimento de software para clientes corporativos.

Um especialista das Nações Unidas estimou que mais de mil trabalhadores de TI norte-coreanos ganham dinheiro para financiar os programas de desenvolvimento de mísseis balísticos de armas nucleares de Pyongyang.

Em março, o governo japonês alertou empresas domésticas e outras organizações que norte-coreanos se passando por cidadãos japoneses podem estar ganhando dinheiro por contrato para trabalho de TI através de sites intermediários.

Fonte: Mainichi

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Shinjiro Koizumi anuncia candidatura para se tornar líder do PLD

Publicado em 6 de setembro de 2024, em Política

Shinjiro Koizumi anunciou sua candidatura para se tornar o líder do Partido Liberal Democrático (PLD) do Japão nesta sexta-feira (6). Ele é filho do ex-primeiro-ministro Junichiro Koizumi e um favorito de votos.

Shinjiro Koizumi, de 43 anos, é uma estrela em ascensão dentro do PLD (NHK)

O ex-ministro do Meio Ambiente Shinjiro Koizumi disse nesta sexta-feira (6) que concorrerá na eleição iminente pela liderança do Partido Liberal Democrático (PLD), prometendo restaurar a confianças dos eleitores ao “acelerar” reformas após um escândalo de fundos políticos ilegais de partido.

Publicidade

Koizumi, uma estrela em ascensão de 43 anos dentro do PLD que está entre os favoritos do público para se tornar um futuro líder japonês, disse que dissolverá a Câmara dos Representantes “o mais rápido possível” se ele for eleito chefe do partido e assumir como primeiro-ministro.

A corrida pela liderança do PLD está sendo realizada após o anúncio inesperado do atual primeiro-ministro, Fumio Kishida, de que ele não buscará reeleição como líder do partido dominante, que vem sendo afetado pelo escândalo de fundos políticos revelado no ano passado.

O pai de Koizumi, Junichiro Koizumi, foi primeiro-ministro o Japão de 2001 a 2006.

Seus apoiadores no partido esperam que ele seja capaz de ajudar a renovar a imagem do PLD, mas há outras questões como se ele tem a experiência para liderar o país.

Fonte: Asia Nikkei

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Trabalhe no Tantra Tokyo
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão