As forças israelenses anunciaram neste sábado (28) que haviam matado o líder do grupo muçulmano shiita sediado no Líbano, o Hezbollah, Hassan Nasrallah. O Hezbollah ainda não confirmou a segurança de seu chefe.
As Forças de Defesa de Israel (FAI) disseram que Nasrallah foi morto em um ataque aéreo na sexta-feira (27) visando a sede do Hezbollah em um subúrbio da capital libanesa de Beirute.
Um porta-voz da FAI disse que Nasrallah estava na sede subterrânea no momento do ataque.
Em uma declaração, as forças israelenses acusaram o Hezbollah de persistir com agressões contra cidadãos israelenses. Elas disseram que continuarão a atacar aqueles envolvidos em atos terroristas contra Israel.
No início deste mês, a FAI expandiu sua lista de metas militares para incluir uma resposta ao Hezbollah.
Várias pessoas por todo o Líbano foram mortas em uma onda feroz de ataques aéreos israelenses que começaram em 23 de setembro.
Forças israelenses disseram que lançaram uma nova rodada de ataques neste sábado, visando instalações de produção de armas do Hezbollah em torno de Beirute e de outras fortalezas no leste do Líbano.
Elas também disseram que duas brigadas de reserva adicionais haviam sido enviadas para o norte de Israel, indicando a possibilidade de uma invasão por terra.
Há preocupações crescentes de que a morte de Nasrallah possa aumentar ainda mais o conflito entre os dois lados.
Fonte: NHK