O Japão caiu para o 4º lugar em uma análise chave sobre as nações mais poderosas e influentes na Ásia, superada pela Índia pela primeira vez na história da pesquisa anual e refletindo o declínio econômico de Tóquio.
O 2024 Asia Power Index, divulgado no domingo (22) pela think tank Lowy Institute da Austrália, destacou a dinâmica de poder em mudança na região, com os EUA ainda dominantes, mas enfrentando elevada pressão militar da China.
Entretanto, a análise, que classifica 27 países e territórios, avaliando a extensão de suas influências com base em economia, defesa, diplomacia e outras forças, também descobriu que enquanto a China tenha visto ganhos militares, sua influência geral se estagnou.
O Japão, enquanto isso, foi superado pela Índia pela primeira vez desde a introdução do relatório em 2018, com a influência econômica de Tóquio em declínio devido à competição em alta, especialmente em áreas onde ela já teve uma vantagem tecnológica formidável, com essas tendo “erodido acentuadamente face à competição com outros centros de fabricação avançados na Coreia do Sul, China e Taiwan”.
Contudo, Tóquio também ganhou pontos no ranking porque ele assume um papel mais proeminente na esfera de defesa e segurança, com o relatório citando colaboração aumentada com Washington e outros parceiros regionais.
O Japão também ultrapassou os EUA em influência diplomática – definida como a habilidade de exercer influência e potencializar através de interdependências econômicas, incluindo relações comerciais, relações de investimento e diplomacia econômica.
Agora, o Japão é classificado em segundo lugar a esse respeito, com os EUA em terceiro e a China no topo.
Fonte: Japan Times