Japão desiste de subsídios para solteiras que se mudam de Tóquio para o interior

O plano era destinado a combater o rápido declínio populacional.

Plano foi abandonado pois foi muito criticado (ilustrativa/banco de imagens)

O governo japonês desistiu na sexta-feira (30) de seu plano de oferecer a mulheres solteiras em Tóquio incentivo financeiro destinado a mudança para áreas rurais após críticas de que a medida é discriminatória e falta sensibilidade.

Publicidade

O plano inicial do governo era destinado a endereçar a população feminina em encolhimento no interior, que ocorreu porque mulheres jovens que se mudam para Tóquio com o objetivo de trabalhar e estudar tendem a permanecer na capital.

Isso levou a redução de mulheres solteiras em áreas rurais comparadas com homens solteiros, agravando os desafios populacionais.

O governo havia planejado cobrir custos de viagem para eventos de encontros e fornecer incentivos financeiros adicionais para aquelas que se mudam, incluindo pagamentos de até ¥600 mil.

Entretanto, assim que a ideia do plano foi divulgada por veículos de mídia, o governo enfrentou uma reação negativa imediata, com comentários online como: “Eles pensam que dinheiro pode comprar as mulheres?” e “Eles estão tentando ‘usar’ as mulheres”.

Em uma coletiva de imprensa na sexta-feira, a ministra da Revitalização Regional, Hanako Jimi, disse que instruiu funcionários a “reconsiderarem” o plano.

O governo está lutando contra a concentração de pessoas em áreas urbanas como Tóquio.

A covid-19 aumentou o atrativo de áreas rurais ao oferecer às pessoas mais flexibilidade em como e onde elas trabalham.

Mesmo assim, a concentração continua sendo um desafio, com Tóquio vivenciando um influxo líquido de aproximadamente 68 mil pessoas em 2023, de acordo com dados do governo. Do total, cerca de 37 mil era de mulheres.

A proporção de homens solteiros em área rurais é maior do que nas cidades, parcialmente porque um crescente número de mulheres está escolhendo permanecer em Tóquio ao invés de retornar as suas cidades natais.

O Japão já é uma das nações que envelhece mais rápido no mundo, com sua taxa de natalidade em tendência de queda, a qual reflete mais pessoas escolhendo não se casar ou fazer isso tarde na vida.

Fonte: The Independent, Mainichi

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Presa por atropelar acidentalmente a parente, a qual morreu

Publicado em 2 de setembro de 2024, em Crime

Uma mulher foi presa por ter atropelado sua parente acidentalmente, a qual morreu no hospital.

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Kumon - Aprenda japonês e tenha mais oportunidades!
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão