Japão exige que China faça mais para prevenir ataques a cidadãos

A ministra de Relações Exteriores do Japão se referiu ao esfaqueamento fatal de um menino de 10 anos que frequentava uma escola japonesa na cidade de Shenzhen, na província de Guangdong.

A ministra Yoko Kamikawa pediu que a China previna outros ataques contra cidadãos japoneses (NHK)

A ministra de Relações Exteriores do Japão, Yoko Kamikawa, pediu ao seu homólogo chinês Wang Yi que previna outros ataques contra cidadãos japoneses na China.

Publicidade

Kamikawa se referiu ao esfaqueamento fatal de um menino de 10 anos que frequentava uma escola japonesa na cidade de Shenzhen, na província de Guangdong.

A ministra japonesa se encontrou com Wang na sede das Nações Unidas em Nova Iorque, nos EUA, por cerca de 1 hora na segunda-feira (23).

Ela disse que o incidente poderia afetar relações bilaterais.

Kamikawa exigiu que a China investigasse rapidamente o caso e garantisse a segurança de cidadãos japoneses no país.

Ela também pediu que Pequim reprimisse publicações anti-Japão na mídia social que poderiam provocar confronto entre os 2 países.

Em resposta, Wang disse que o ataque com faca foi um caso isolado, e que a China está lidando com a situação de acordo com a lei.

Os ministros concordaram que ambos os lados continuarão a discutir o assunto através de canais diplomáticos.

Kamikawa também fez referência a um acordo bilateral recente que levará à retomada das importações da China de produtos marinhos do Japão.

A China havia suspendido as importações após o despejo de água tratada e diluída da planta nuclear de Fukshima Daiichi no oceano.

Kamikawa também manifestou grave preocupação com a invasão de um avião militar chinês no espaço aéreo japonês em agosto, e sobre uma boia que a China instalou na Zona Econômica Exclusiva do Japão.

Fonte: NHK

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Japão cai para 4º e fica atrás da Índia em nova pesquisa sobre poder na Ásia

Publicado em 24 de setembro de 2024, em Notícias do Mundo

Enquanto o ranking geral do Japão no 2024 Asia Power Index tenha caído, ele teve bons resultados na esfera de defesa e segurança.

Mapa mostra alguns países na Ásia (banco de imagens)

O Japão caiu para o 4º lugar em uma análise chave sobre as nações mais poderosas e influentes na Ásia, superada pela Índia pela primeira vez na história da pesquisa anual e refletindo o declínio econômico de Tóquio.

Publicidade

O 2024 Asia Power Index, divulgado no domingo (22) pela think tank Lowy Institute da Austrália, destacou a dinâmica de poder em mudança na região, com os EUA ainda dominantes, mas enfrentando elevada pressão militar da China.

Entretanto, a análise, que classifica 27 países e territórios, avaliando a extensão de suas influências com base em economia, defesa, diplomacia e outras forças, também descobriu que enquanto a China tenha visto ganhos militares, sua influência geral se estagnou.

O Japão, enquanto isso, foi superado pela Índia pela primeira vez desde a introdução do relatório em 2018, com a influência econômica de Tóquio em declínio devido à competição em alta, especialmente em áreas onde ela já teve uma vantagem tecnológica formidável, com essas tendo “erodido acentuadamente face à competição com outros centros de fabricação avançados na Coreia do Sul, China e Taiwan”.

Contudo, Tóquio também ganhou pontos no ranking porque ele assume um papel mais proeminente na esfera de defesa e segurança, com o relatório citando colaboração aumentada com Washington e outros parceiros regionais.

O Japão também ultrapassou os EUA em influência diplomática – definida como a habilidade de exercer influência e potencializar através de interdependências econômicas, incluindo relações comerciais, relações de investimento e diplomacia econômica.

Agora, o Japão é classificado em segundo lugar a esse respeito, com os EUA em terceiro e a China no topo.

Fonte: Japan Times

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Trabalhe no Tantra Tokyo
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão