Japão vai eleger novo primeiro-ministro formalmente em 1º de outubro

Fumio Kishida, de 67 anos, cujo mandato de 3 anos foi prejudicado por escândalos, anunciou no mês passado que estava renunciando.

Pesquisas indicam que 3 favoritos estão surgindo entre os 9 candidatos para substituir Fumio Kishida (ilustrativa/banco de imagens)

O novo primeiro-ministro do Japão será eleito formalmente pelo parlamento em 1º de outubro após a corrida pela liderança na próxima semana, disse um funcionário do partido dominante na quarta-feira (18).

Publicidade

Pesquisas indicam que 3 favoritos estão surgindo entre os 9 candidatos para substituir Fumio Kishida como líder do Partido Liberal Democrático (PLD) na votação interna em 27 de setembro.

Eles são a conservadora ministra da Segurança Econômica, Sanae Taikaichi, de 63 anos, o ex-secretário-geral do PLD, Shigeru Ishiba, de 67, e Shinjiro Koizumi, de 43, filho do ex-primeiro-ministro Junichiro Koizumi.

O conservador PLD – que governa quase que ininterruptamente há décadas – detém uma maioria no parlamento, o que significa que o ganhador na eleição do partido se tornará essencialmente o primeiro-ministro.

Yasukazu Hamada, um legislador do PLD responsável por assuntos do parlamento, disse ao seu homólogo da oposição que o partido “planeja convocar uma sessão do parlamento em 1º de outubro” para eleger o novo primeiro-ministro, disse um funcionário do PLD à agência de notícias AFP.

O partido da oposição aceitou a data, que será formalmente anunciada pelo governo na segunda-feira (23), de acordo com reportagens da mídia.

Kishida, de 67 anos, cujo mandato de 3 anos foi prejudicado por escândalos, fúria de eleitores sobre preços em alta e taxas em declínio em pesquisas de opinião pública, anunciou no mês passado que estava renunciando.

Na eleição pela liderança, cada um dos 367 membros do parlamento do PLD vota, e outros 367 votos serão determinados com base nas preferências de membros e apoiadores do partido.

Pesquisas realizadas por diferentes mídias japonesas colocam Takaichi, Ishiba e Koizumi na liderança, embora isso não seja garantia de que qualquer um deles surja como eventual ganhador.

Koizumi seria o mais jovem primeiro-ministro na história do Japão, enquanto Takaichi, uma nacionalista vocal popular junto à ala conservadora do PLD, seria a primeira líder mulher do país.

Fonte: Channel News Asia

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Aluno de mergulho fica sem pulso e é socorrido de Doctor Heli

Publicado em 19 de setembro de 2024, em Sociedade

Ele estava fazendo o curso em uma praia da província de Shizuoka, quando subitamente deixou de respirar.

Foto meramente ilustrativa de mergulhador (PxHere)

De acordo com informações da polícia, pouco depois das 15h45 de quarta-feira (18), um homem perdeu a consciência e deixou de respirar durante o curso de mergulho, em Arai, na cidade de Ito (Shizuoka).

Publicidade

Uma pessoa ligou para o 119 enquanto ele recebia reanimação cardiopulmonar (RCP), quando voltou a respirar. 

Segundo a polícia, o aluno na faixa dos 60 anos, recebia aula de scuba diving normalmente e perdeu a consciência ao emergir, depois de ter mergulhado. 

Foi imediatamente levado para a costa pelo instrutor do curso. Logo em seguida foi transportado às pressas ao hospital pelo Doctor Heli porque embora a pulsação tenha voltado ainda estava inconsciente.

A polícia está investigando a causa dessa ocorrência.

Fonte: SUT TV

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Trabalhe no Tantra Tokyo
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão