Conhecida por sua voz envolvente e presença marcante nos palcos, Lia Murai, cujo nome verdadeiro é Lilian, começou a cantar profissionalmente por volta dos 30 anos, mas a paixão pela música vem desde a adolescência. “Eu já cantava desde muito nova, com 15 anos descobri nos karaokês do Japão que eu realmente cantava bem”, conta.
A música sempre fez parte de sua vida, e uma experiência marcante foi quando uma tia, empresária de uma dupla sertaneja, a levou para conhecer um maestro famoso no Brasil, produtor do cantor Daniel. Embora tenha sido convidada a cantar com as irmãs Galvão, a timidez a impediu de aceitar.
Apesar disso, sua relação com a música se fortaleceu, e ela seguiu em busca de suas oportunidades. “Tentei participar do programa Ídolos em 2007, mas, por nervosismo e falta de experiência, só passei da primeira fase. Foi uma experiência incrível que levarei para a vida toda”, relembra.
Antes de se dedicar totalmente à música, Lia trabalhava com vendas no Brasil, mas já se apresentava em bares, festas particulares e até em centros espíritas. “Era um trabalho voltado a levar o amor de Jesus para os corações aflitos”, explica. A cantora sempre buscou fazer da música um instrumento de bem-estar, não apenas para si, mas também para os outros. “Comecei por instinto, mas a música se tornou algo que me fazia muito bem, e eu não quero parar”, disse.
A artista também destaca a importância do apoio que recebe de seu marido, seu grande parceiro tanto na vida pessoal quanto profissional. “Ele é meu braço direito, me ajuda em tudo, desde as músicas até negociações e até em casa. Com a correria de shows nos fins de semana, não sei como seria sem ele. Realmente, é meu parceiro de vida e de sonhos. Só gratidão”, declarou Lia.
A chegada ao Japão e o retorno à música
Lia chegou ao Japão pela primeira vez em 1994, onde teve seus dois filhos, mas retornou ao Brasil em 2005. Após viver e ganhar novas experiências em sua terra natal, ela voltou ao Japão em 2016. O objetivo inicial era apenas trabalhar em fábricas, mas a música novamente cruzou seu caminho. “Fui conhecendo pessoas que me convidavam para participar de eventos, e as coisas foram acontecendo naturalmente. Alguns locais gostaram e já me contrataram para mais apresentações”, relata.
Uma das apresentações mais marcantes de sua carreira no Japão aconteceu no antigo Muvukas, em Handa. “Fui convidada para participar e cantei apenas duas ou três músicas, mas estava muito nervosa porque a casa estava cheia. Foi inesquecível, e daí eu não parei mais”, lembra.
O ciclo se encerra com chave de ouro
Agora, em 2024, Lia se prepara para voltar ao Brasil, encerrando um ciclo de oito anos no Japão. E não poderia ser de forma mais especial: sua participação no Brazilian Day Japan Hamamatsu é o ponto alto de sua trajetória no país.
“Com certeza será um dia inesquecível e muito especial para minha carreira aqui no Japão. Na realidade, acho que só faltava o Brazilian Day mesmo para fechar esse ciclo com chave de ouro. Estou muito feliz por estar entre os artistas da comunidade neste ano. Apenas gratidão”, celebra.
Antes de partir, Lia deixa uma mensagem de carinho e incentivo para os brasileiros que vivem no Japão. “Busquem realizar seus sonhos. Não se desgastem muito trabalhando em fábricas, tenham tempo para cuidar da mente, do corpo e do espírito. Façam coisas que os deixem felizes, aproveitem esse país maravilhoso. O Japão e os japoneses têm muito a nos ensinar. Sejam muito felizes aqui. Deus os abençoe”, finaliza.
Lia Murai se apresenta no dia 06 de outubro, domingo, na terceira edição do Brazilian Day Hamamatsu 2024. O evento acontece no Matsubishi Atoshi, próximo ao Zaza City.
Mais informações no site: www.braziliandayjapan.com e nas redes sociais do evento.
Facebook: https://www.facebook.com/braziliandayhama
Instagram: @braziliandayjapan