A reportagem da CBC TV entrevistou um residentes de perto do Rio Itadori, na cidade de Mino (Gifu), famoso pelas águas limpas, os quais afirmam estar incomodados com os visitantes que não se importam com os moradores locais.
Disse que são fogos de artifício depois das 3h, durante a madrugada, bagunça, faróis ligados, entre outros problemas.
Desde sábado (14), o primeiro dia do fim de semana prolongado por causa do feriado na segunda-feira (16), a área ficou lotada de pessoas fazendo churrasco e se divertindo nesse rico ambiente natural.
Ao ver as placas dos veículos, se constatou que muitas delas eram da província de Aichi, de Nagoia e de Owari Komaki.
As casas estão espalhadas ao longo da rodovia municipal, na margem oposta onde os visitantes costumam acampar ou fazer churrasco. Um homem que mora em uma dessas casas disse que “hoje ainda não há muita gente, comparando com agosto. Está um pouco mais silencioso em comparação com os piores tempos. Quando as pessoas se reúnem, fica muito barulhento”.
Esse homem da cidade de Mino que pediu à CBC TV que ouvisse suas preocupações disse estar sofrendo particularmente com o problema de barulho causado pelos visitantes, em frente à sua casa. Mostrou vídeos gravados desses grupos barulhentos e também disse que desde uns 10 anos, a partir do Golden Week os fins de semana e feriados ficam agitados.
“Muitas pessoas vêm para churrascos ou camping, e o grande problema são os ruídos”, disse ele. Além disso, “o cheiro do carvão gruda na roupa e é difícil se livrar dele. Dependendo do vento, o cheiro da fumaça da churrasqueira também é um problema”, desabafou.
Para fugir dessas preocupações, alguns moradores disseram que saem de casa nos finais de semana. Mas, os problemas que mais incomodam são na noite e na madrugada. “Há barulhos altos e fogos de artifício (no meio da noite), o que dificulta muito a vida”, apontou.
Os relatos são de pessoas que soltam fogos de artifício depois das 3h da manhã no leito do rio, em frente às residências. Comentaram que algumas deixam os faróis dos carros acesos por longos períodos para iluminar a área, o que dificulta o sono, tanto pelo barulho quanto pelo brilho ofuscante.
“Vou instalar janelas com vidros duplos aqui. Espero que isso alivie um pouco o ruído”, disse um dos moradores. E para isso terá que desembolsar cerca de 1 milhão de ienes, o que dói no bolso.
Um dos moradores já esteve várias vezes na Prefeitura de Mino para relatar as dificuldades, mas o problema não foi resolvido. Ele gostaria que o governo da cidade criasse regras adequadas.
Fonte: CBC TV