O Ministro do Turismo da Nova Zelândia, Matt Doocey, anunciou que a taxa internacional de proteção turística imposta aos visitantes estrangeiros que viajam ao país será aumentada para NZ$ 100, o que equivale a aproximadamente 9.150 ienes.
O aumento a ser implementado a partir de 1.º de outubro foi drástico, já que atualmente são 35 dólares neozelandeses.
Em um comunicado distribuído por e-mail, o ministro explicou que o turismo internacional representa um fardo para as comunidades locais, pressionando as infraestruturas locais e aumentando os custos de manutenção das áreas de conservação da natureza.
Como resultado da consulta pública, 93% apoiaram o aumento do valor da taxa. A principal razão foi que era apropriado aumentar o montante do imposto para cobrir os custos do turismo.
Esse valor de 100 dólares neozelandeses é em média menos de 3% do valor total gasto por um único turista estrangeiro durante sua estadia na Nova Zelândia. Por isso, é improvável que tenha um impacto significativo no número de visitantes.
Ele disse que continua competitivo em comparação com países como Austrália e Reino Unido, e permaneceu “confiante de que a Nova Zelândia continuará a ser vista como um destino turístico atraente por muitos ao redor do mundo”.
O imposto só não precisa ser pago por visitantes da Austrália e do Pacífico. A maioria dos visitantes são da Austrália, Estados Unidos, China e Fiji.
Fontes: Bloomberg Japan e BBC