Uma pesquisa mostra que um recorde de mais de 77 mil bebês nasceu no Japão a partir de procedimentos de fertilização in vitro (FIV) conduzidos em 2022.
O procedimento conquistou cobertura do seguro público em abril do ano citado.
A Sociedade do Japão de Obstetrícia e Ginecologia coletou dados de mais de 600 instituições médicas sobre o número de FIVs em 2022 e nascimentos resultantes.
O número de nascimentos chegou a 77.206, marcando uma alta recorde pelo segundo ano consecutivo. Os procedimentos de FIV também estabeleceram um recorde de 543.630, alta de mais de 45 mil ante o ano anterior.
Mulheres na faixa dos 42 anos de idade foram as que mais passaram pelo tratamento de fertilidade, com 46.095 casos, seguidas por aquelas com idades de 39, 40 e 41 anos.
A professora da Universiade Toho, Yukiko Katagiri, responsável pela pesquisa, diz que a elegibilidade para seguro parece ter reduzido o custo e levado a mais uso da FIV.
Katagiri acredita que muitas mulheres têm a esperança de passar pelo procedimento antes de completarem 43 anos, ponto o qual o tratamento de FIV perde a cobertura do seguro público de saúde.
A FIV é a técnica mais complexa de reprodução assistida e consiste em fecundar óvulo e espermatozoide em ambiente laboratorial, formando embriões que serão cultivados, selecionados e transferidos ao útero da mulher.
Fonte: NHK