Uma equipe japonesa de pesquisa descobriu variantes de proteínas que aumentam durante a prática de exercícios e ajudam a queimar gordura, abrindo possivelmente um caminho para desenvolver um novo medicamento que ajuda as pessoas a perderem peso sem dieta.
As descobertas da equipe, publicadas no jornal científico europeu Molecular Metabolism, mostraram que diferentes versões da proteína PGC-1a são produzidas no músculo esquelético quando as pessoas se exercitam e quanto maior o aumento mais energia as pessoas gastam.
“Um aumento na expressão PGC-1a, atribuível em sua maioria à suprarregulação de variantes alternativas, é crucial para melhoria adaptativa de gasto de energia”, disse a equipe, formada por pesquisadores da Escola de Graduação de Medicina da Universidade de Kobe e de outras instituições.
A equipe descobriu que ratos sem essas variantes “manifestam gasto de energia deficiente durante exercício, levando ao desenvolvimento de obesidade e hiperinsulinemia”.
Quando a equipe examinou o músculo esquelético em humanos, variantes alternativas PGC-1a também aumentaram durante a prática de exercícios.
Ela disse que a produção das variantes difere por indivíduo, levando a uma lacuna em perda de peso mesmo quando pessoas fazem o mesmo exercício.
Enquanto remédios que suprimem o apetite são geralmente prescritos para tratar a obesidade, as descobertas mais recentes podem levar a novos medicamentos que induzem ou aumentam aquelas variantes independentemente de exercícios.
“Doenças ligadas à obesidade são uma meta de cuidados da saúde significativa, e se novos medicamentos podem eliminar obesidade, isso pode ajudar a tratar várias doenças”, disse Wataru Ogawa, professor na Universidade de Kobe que faz parte da equipe.
Fonte: Mainichi