População idosa do Japão aumenta para recorde de 36.25 milhões

A proporção de pessoas com 65 anos ou acima vem aumentando desde os anos 1950 e deve chegar a 34.8% até 2040, quando o segundo baby boomers se juntar ao grupo.

A proporção de pessoas com 65 anos ou acima vem aumentando desde os anos 1950 (ilustrativa/banco de imagens)

A população de pessoas com idade igual ou superior a 65 anos no Japão foi estimada em 36.25 milhões desde o domingo (15), alta em 20 mil ante o ano anterior e alcançando uma alta recorde, disse o Ministério de Assuntos Internos antes do Dia de Respeito ao Idoso de segunda-feira (16).

Publicidade

Tais adultos mais velhos contaram por 29.3% da população total do país, alta em 0.2 ponto percentual e também uma alta recorde.

A população daqueles com 65 anos ou mais incluiu 15.72 milhões de homens, ou 26.1%  do total da população masculina, e 20.53 milhões de mulheres, ou 32.3% da população feminina.

A proporção de pessoas com 65 anos ou acima vem aumentando desde os anos 1950.

Espera-se que ela alcance 34.8% em 2040, quando aqueles do segundo baby boomers do Japão, pessoas que nasceram entre 1971 e 1974, tenham se juntado ao grupo etário, de acordo com o Instituto Nacional de Pesquisa de Segurança Social Nacional.

Em 2023, o número de trabalhadores com 65 anos ou mais aumentou pelo 20º ano consecutivo para um recorde de 9.14 milhões. Desses, 1.32 milhão estava no setor de atacado e varejo, 1.07 milhão no médico e bem-estar social e 1.04 milhão no de serviços.

Da população com 65 anos ou mais, 25.2% tinham um emprego, porcentagem inalterada do ano anterior.

Fonte: Japan Times

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Tufão Yagi: Japão envia suprimentos de emergência ao Vietnã

Publicado em 16 de setembro de 2024, em Ásia

Os suprimentos, incluindo purificadores de água, estão sendo fornecidos através da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA).

Os suprimentos estão sendo fornecidos através da Agência de Cooperação Internacional do Japão (NHK)

O Japão entregou suprimentos de emergência ao Vietnã com o intuito de ajudar na recuperação o país após a passagem do tufão Yagi.

Publicidade

Uma cerimônia de entrega foi realizada no domingo (15) no Aeroporto Internacional de Noibai em Hanói, com a participação de funcionários da Embaixada Japonesa e do governo vietnamita.

Os suprimentos, incluindo purificadores de água, estão sendo fornecidos através da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA).

O tufão Yagi atingiu o norte do Vietnã em 7 de setembro, causando deslizamentos e inundações. As autoridades do país dizem que 281 pessoas morreram e 67 estão desaparecidas.

Um funcionário do governo vietnamita manifestou gratidão pelo suporte rápido e valioso das autoridades e população do Japão.

Outros países, incluindo EUA, Austrália e Coreia do Sul, também prometeram suporte ao Vietnã.

Fonte: NHK

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão