À esq. o CEO da BMW, Oliver Zipse, e à dir. Koji Sato, CEO da Toyota, na sede da montadora alemã (NHK)
A montadora alemã BMW anunciou na quinta-feira (5) que desenvolverá em conjunto com a Toyota Motor as células de combustível movidos a hidrogênio, de próxima geração, para iniciar a produção em massa dos FCEV (fuel cell vehicle) ou veículos com célula de combustível e vendê-los a partir de 2028.
Publicidade
Planejam também colaborar no desenvolvimento de infraestruturas, como estações de hidrogênio.
Dado que os automóveis com células de combustível geram eletricidade a partir do hidrogênio e não emitem dióxido de carbono durante a condução, os fabricantes de automóveis estão se esforçando no desenvolvimento, juntamente com os VEs, vislumbrando a descarbonização.
BMW iX5 Hydrogen (reprodução)
A BMW já testou com sucesso a sua frota piloto com o “iX5 Hydrogen” em todo o mundo. Embora nos seus pontos fortes incluam uma autonomia de condução comparável à dos automóveis movidos a gasolina e a facilidade de abastecer o hidrogênio rapidamente, o desafio é o seu elevado preço. Por isso, as duas montadoras trabalharão em conjunto para redução dos custos de produção.
O presidente da BMW, Oliver Zipse, disse: “Trabalharemos para tornar os veículos com células de combustível uma opção prática para o maior número de pessoas possível”.
“Estamos trabalhando para concretizar uma sociedade do hidrogênio e ansiosos para aprofundar nosso relacionamento cooperativo”, acrescentou Koji Sato, CEO da Toyota.
Assista ao vídeo produzido pela BMW apresentando o iX5 Hydrogen.