“Roupas íntimas caem do céu’ em cidade chinesa

Pessoas em Chongqing suspeitam que semeadura de nuvens causou uma forte ventania a qual fez com que roupas voassem, mas autoridades negam a afirmação.

Semeadura de nuvens causou uma forte ventania a qual fez com que roupas voassem na China (Douyin)

Fortes rajadas de vento afetaram uma cidade na central da China, fazendo com que roupas penduradas nas casas das pessoas voassem, após autoridades terem estimulado chuva artificialmente para combater uma severa onda de calor.

Publicidade

Os ventos inesperados de até 122Km/h em Chongqing, apelidados de “crise das roupas íntimas de Chongqing de 2 de setembro”, levaram à especulação de que semeadura de nuvens foi responsável pela dispersão de roupas deixadas para secar nas varandas de apartamentos em andares superiores.

O sudoeste da China vem sofrendo sob uma onda de calor incomumente tardia, com temperaturas variando entre 35ºC e 40ºC, fechando escolas e atrasando o início da temporada de outono.

Em uma tentativa de combater o calor, autoridades locais teriam estimulado chuva artificial, uma técnica conhecida como semeadura de nuvens, a qual envolve dispersar substâncias químicas como iodeto de prata nas nuvens para provocar chuva.

Na China, autoridades admitiram ter usado semeadura de nuvens para gerar chuva, mas mantêm que isso não causou os ventos fortes subsequentes. Cerca de 200 foguetes para semeadura de nuvens foram disparados, resultando em chuva.

Zhang Yixuan, vice-diretor do Escritório de Modificação Climática de Chongqing, atribuiu a forte ventania a uma convecção (movimento ascendente ou descendente) que ocorre naturalmente.

Residentes continuaram céticos, compartilhando suas experiências na mídia social.

“Eu acabei de sair e repentinamente começou a chover muito forte e roupas íntimas caíram do céu”, disse uma residente na plataforma de mídia social Weibo.

O incidente espalhou milhares de comentários sobre a “crise de roupas íntimas”.

Uma hashtag sugerindo “se você pensa que cometeu erros no trabalho, simplesmente pense no Departamento Meteorológico de Chongqing”, acumulou 18 milhões de engajamentos, divulgou o site The Guardian.

Desenvolvida pela primeira vez nos anos 1940, a semeadura de nuvens vem sendo utilizada em mais de 50 nações, incluindo China, EUA, Austrália, Tailândia e Rússia, embora seus possíveis efeitos colaterais continuem escassamente estudados.

Fonte: The Independent

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Sony lançará PlayStation 5 Pro em 7 de novembro

Publicado em 11 de setembro de 2024, em Notícias do Mundo

A versão atualizada do console de games emblemático conta com melhor gráfico e capacidades de inteligência artificial.

O PlayStation 5 Pro será lançado em 7 de novembro (YouTube/PlayStation)

A Sony disse na terça-feira (10) que lançaria uma versão atualizada de seu console de games emblemático com melhor gráfico e capacidades de inteligência artificial (IA) em 7 de novembro, chamando-o de PlayStation 5 Pro.

Publicidade

A divisão de jogos da empresa japonesa enfrentou momentos difíceis neste ano, com o Playstation 5 perdendo suas metas de vendas e a PlayStation anunciando 900 demissões em fevereiro.

A indústria de games está enfrentando dificuldades com uma crise mais ampla, visto que investimento depositado no setor durante a Covid secou amplamente.

Em um anúncio em vídeo de curta duração, o arquiteto chefe da Playstation, Mark Cerny, mostrou as capacidades do novo console, que será vendido por cerca de US$700 ou 800 euros (no Japão, ¥119.980), cerca de 250 euros a mais do que o PlayStation 5 atual.

Fonte: France 24

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão