A Samsung Electronics, a principal fabricante de smartphones, TVs e chips de memória do mundo, está cortando até 30% de seus funcionários no exterior em algumas divisões, disseram à agência Reuters 3 fontes com conhecimento direto do assunto, divulgou o site CNBC.
Sediada na Coreia do Sul, a Samsung instruiu subsidiárias no mundo a reduzir vendas e funcionários de marketing em 15% e os administrativos em até 30%, disseram 2 das fontes.
O plano será implementado até o fim deste ano e impactaria empregos nas Américas, Europa, Ásia e África, disse uma pessoa. Outras 6 pessoas com conhecimento do assunto também confirmaram a planejada redução de efetivo global da Samsung.
Em uma declaração, a Samsung disse que ajustes na força de trabalho conduzidos em algumas operações no exterior eram de rotina, destinadas a melhorar a eficiência.
A Samsung empregava um total de 267.800 pessoas desde o fim de 2023, e mais da metade, ou 147 mil funcionários, estão no exterior, de acordo com seu mais recente relatório de sustentabilidade.
Uma das fontes disse que os cortes de empregos estavam sendo feitos em preparação para um abrandamento na demanda global para produtos de tecnologia, visto que a economia mundial desacelera. Uma outra fonte disse que a Samsung está buscando apoiar seus resultados ao economizar custos.
Não ficou imediatamente claro se a Samsung também cortará empregos em sua sede na Coreia do Sul.
Fonte: CNBC