
Sapo cururu encontrado em Okinawa (Gov. Prov. Okinawa)
O vertebrado e anfíbio Rhinella marina, conhecido como sapo cururu ou sapo boi (オオヒキガエル em japonês), nativo das Américas do Norte, Central e do Sul, foi encontrado pela primeira vez na província de Okinawa, na área central.
Esse tipo de sapo, o cururu, é altamente venenoso e lança seu veneno ao menor sinal de ameaça, por isso, o governo da província pretende erradicá-lo pois pode perturbar o ecossistema.
Segundo o governo local, em 15 deste mês, um residente na cidade de Okinawa capturou uma fêmea, medindo 13,5 centímetros de comprimento e pesando 230 gramas. Foi essa pessoa que informou a prefeitura.
Artigos relacionados
De acordo com dados da província, há relatos de sapos cururus capturados na Austrália, chegando a 24 centímetros de comprimento e 1,3 quilo de peso.
Uma das características da fêmea é que é altamente reprodutiva, colocando de 8 a 25 mil ovos. Em geral, os sapos cururu são resistentes a altas temperaturas. É designado como uma das 100 piores espécies exóticas invasoras do mundo.
Os insetos e outros pequenos animais que vivem no solo são predados, e os sapos cururus competem com outros sapos e lagartos, o que afeta o ecossistema. Por serem venenosos, eles também afetam os animais que os atacam. Já houve casos confirmados de cobras morrendo ao engolir um sapos cururu.

Sapo cururu fotografado no nordeste do Brasil (Wikimedia)
Fonte: RBC / JNN







