O vertebrado e anfíbio Rhinella marina, conhecido como sapo cururu ou sapo boi (オオヒキガエル em japonês), nativo das Américas do Norte, Central e do Sul, foi encontrado pela primeira vez na província de Okinawa, na área central.
Esse tipo de sapo, o cururu, é altamente venenoso e lança seu veneno ao menor sinal de ameaça, por isso, o governo da província pretende erradicá-lo pois pode perturbar o ecossistema.
Segundo o governo local, em 15 deste mês, um residente na cidade de Okinawa capturou uma fêmea, medindo 13,5 centímetros de comprimento e pesando 230 gramas. Foi essa pessoa que informou a prefeitura.
De acordo com dados da província, há relatos de sapos cururus capturados na Austrália, chegando a 24 centímetros de comprimento e 1,3 quilo de peso.
Uma das características da fêmea é que é altamente reprodutiva, colocando de 8 a 25 mil ovos. Em geral, os sapos cururu são resistentes a altas temperaturas. É designado como uma das 100 piores espécies exóticas invasoras do mundo.
Os insetos e outros pequenos animais que vivem no solo são predados, e os sapos cururus competem com outros sapos e lagartos, o que afeta o ecossistema. Por serem venenosos, eles também afetam os animais que os atacam. Já houve casos confirmados de cobras morrendo ao engolir um sapos cururu.
Fonte: RBC/JNN