O Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio é em 10 de setembro, data para refletir a importância da vida, incentivando as pessoas que passam por dificuldades para pedir ajuda.
Por causa dessa data, a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) completa 11 anos de campanha do Setembro Amarelo, em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM).
“Atualmente, o Setembro Amarelo® é a maior campanha anti-estigma do mundo! Em 2024, o lema é ‘Se precisar, peça ajuda!’ e diversas ações já estão sendo desenvolvidas”, explica a ABP.
O suicídio é uma questão de saúde pública grave que afeta milhões de pessoas ao redor do mundo. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que mais de 1 milhão de pessoas cometem suicídio a cada ano em todo o mundo, incluindo os casos subnotificados.
No Brasil, são mais de 15 mil casos notificados anualmente, com uma tendência preocupante de crescimento entre os jovens.
No Japão, em 2022, foram registrados 21.881 suicídios, sendo a maioria do sexo masculino (14.746). Embora o maior número de casos tenha ocorrido em 2003, com 34.427 suicídios, ainda é bem elevado, e a faixa etária é ampla, desde os 10 aos 80 anos, mas houve registros de crianças também em menor escala.
Causa dos suicídios
Independente do país, a maioria dos casos de suicídio está diretamente relacionada a doenças mentais não diagnosticadas ou não tratadas adequadamente. Esses casos poderiam ser evitados com informação e acesso a tratamento psiquiátrico. Em 2024, a mensagem é clara: “Se precisar, peça ajuda!” A conscientização e o suporte podem fazer a diferença na vida de muitas pessoas e contribuir para a prevenção do suicídio.
Cartilha da ABP e prevenção
ABP desenvolveu cartilhas informativas para a imprensa, para pais e para a população em geral com orientações sobre como noticiar o suicídio de maneira responsável, como prevenir doenças mentais e como buscar apoio em momentos de crise.
A cartilha está disponível gratuitamente para que todos tenham acesso a informações confiáveis. O objetivo é promover a conscientização, desestigmatizar as doenças mentais e fornecer os recursos necessários para ajudar aqueles que precisam.
Para baixar e ler a cartilha em PDF, muito bem elaborada, toque aqui. Compartilhe com seus familiares, com amigos, com os professores e colegas de escola, colegas de trabalho e com sua comunidade.
Fontes: MHLW e Setembro Amarelo®