Setembro amarelo: mês da prevenção ao suicídio

Uma das principais causas dos elevados números de pessoas que desistem da vida são as doenças mentais, muitas vezes não diagnosticadas. Leia a cartilha e compartilhe.

Símbolo do Setembro Amarelo: laço amarelo (PM)

O Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio é em 10 de setembro, data para refletir a importância da vida, incentivando as pessoas que passam por dificuldades para pedir ajuda. 

Publicidade

Por causa dessa data, a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) completa 11 anos de campanha do Setembro Amarelo, em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM). 

“Atualmente, o Setembro Amarelo® é a maior campanha anti-estigma do mundo! Em 2024, o lema é ‘Se precisar, peça ajuda!’ e diversas ações já estão sendo desenvolvidas”, explica a ABP.

O suicídio é uma questão de saúde pública grave que afeta milhões de pessoas ao redor do mundo. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que mais de 1 milhão de pessoas cometem suicídio a cada ano em todo o mundo, incluindo os casos subnotificados.

No Brasil, são mais de 15 mil casos notificados anualmente, com uma tendência preocupante de crescimento entre os jovens.

No Japão, em 2022, foram registrados 21.881 suicídios, sendo a maioria do sexo masculino (14.746). Embora o maior número de casos tenha ocorrido em 2003, com 34.427 suicídios, ainda é bem elevado, e a faixa etária é ampla, desde os 10 aos 80 anos, mas houve registros de crianças também em menor escala.

Causa dos suicídios

Independente do país, a maioria dos casos de suicídio está diretamente relacionada a doenças mentais não diagnosticadas ou não tratadas adequadamente. Esses casos poderiam ser evitados com informação e acesso a tratamento psiquiátrico. Em 2024, a mensagem é clara: “Se precisar, peça ajuda!” A conscientização e o suporte podem fazer a diferença na vida de muitas pessoas e contribuir para a prevenção do suicídio

Cartilha da ABP e prevenção

ABP desenvolveu cartilhas informativas para a imprensa, para pais e para a população em geral com orientações sobre como noticiar o suicídio de maneira responsável, como prevenir doenças mentais e como buscar apoio em momentos de crise.

A cartilha está disponível gratuitamente para que todos tenham acesso a informações confiáveis. O objetivo é promover a conscientização, desestigmatizar as doenças mentais e fornecer os recursos necessários para ajudar aqueles que precisam.

Para baixar e ler a cartilha em PDF, muito bem elaborada, toque aqui. Compartilhe com seus familiares, com amigos, com os professores e colegas de escola, colegas de trabalho e com sua comunidade. 

Fontes: MHLW e Setembro Amarelo®

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

McDonald’s Japan suspende restrições sobre cor de cabelo para funcionários

Publicado em 11 de setembro de 2024, em Sociedade

Anteriormente, a McDonald’s Japan exigia que a cor dos cabelos dos funcionários parecesse ‘natural’, mas decidiu revisar sua política.

Anteriormente, a unidade japonesa da rede de fast food exigia que a cor dos cabelos dos funcionários parecesse ‘natural’ (banco de imagens)

A McDonald’s Co. (Japan) disse na terça-feira (10) que suspenderá suas restrições sobre cor de cabelo para funcionários, esperando melhorar o ambiente de trabalho e atrair mais trabalhadores em meio a uma escassez de mão de obra.

Publicidade

Anteriormente, a unidade japonesa da rede de fast food exigia que a cor dos cabelos dos funcionários parecesse “natural”, mas decidiu revisar sua política de aparência para permitir mais diversidade.

A nova política, que foi introduzida em uma base de testes em uma loja de Osaka, teve impacto positivo, com a filial reportando um aumento de 3 vezes no número de novos recrutas em abril comparado com o ano anterior, disse.

A McDonald’s mudou sua política de aparência em agosto de 2021 para permitir que funcionários deixassem a barba crescer, considerando várias razões, incluindo religião.

Fonte: Mainichi

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão