Sobe para 8 mortos nos desastres causados pela chuva em Ishikawa

Os desastres foram a causa dos 8 óbitos, mas as equipes procuram por 7 pessoas. Além disso, mais de 600 pessoas buscaram abrigo por perderem suas casas.

Vista aérea de uma área coberta de lama, na província de Ishikawa (NHK)

De acordo com a polícia e os bombeiros, uma pessoa foi encontrada na lama e nos sedimentos durante a busca no local de um deslizamento em Otani-cho, cidade de Suzu (Ishikawa), na terça-feira (24). Foi resgatada pouco antes das 20h, mas depois morreu. A polícia está buscando a confirmação da identidade.

Publicidade

Com essa morte sobe para 8 no total, todas vítimas dos desastres causados pela chuva muito forte, por causa do tufão de número 14 que se transformou em ciclone extratropical, desde 21 deste mês. Ocorreram deslizamentos, inundações e enchentes

Em Kutegawa-cho, na cidade de Wajima, onde várias casas foram destruídas pelas enchentes do rio, as buscas por moradores inacessíveis continuaram na terça-feira.

Além disso, de 21 a 22 deste mês, duas mulheres idosas foram encontradas mortas, tanto na casa quanto no campo de arroz invadidos pela lama. Um homem foi encontrado morto no rio.  

Na cidade de Suzu, uma pessoa morreu depois que sua casa foi engolida pela lama dos sedimentos da montanha. 

Desaparecidos 

Equipe da polícia e bombeiros busca desaparecidos (NHK)

Nas cidades de Noto e Suzu as equipes de resgate buscam por duas pessoas desaparecidas. Além disso, 5 pessoas identificadas, cuja segurança não pode ser confirmada, continuam sendo procuradas. 

621 pessoas evacuadas 

De acordo com informações do governo da província de Ishikawa, a partir das 16h do dia 24, devido às fortes chuvas recentes, foram abertos abrigos em 37 locais em três cidades: Wajima (541), Suzu (76) e Noto (4), onde 621 pessoas evacuadas para buscar segurança, pois muitas delas perderam total ou parcialmente suas casas

Há várias localidades com cortes de energia elétrica e água.

Fonte: NHK

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Tsunami na terça-feira teria sido por ‘terremoto muito estranho’

Publicado em 25 de setembro de 2024, em Tempo

O alerta de tsunami na terça-feira deixou a população do Japão preocupada. Especialista explica o que causou o fenômeno, possivelmente um tsunami vulcânico.

Foto meramente ilustrativa sugerindo um tsunami (PxHere)

Pouco depois das 8h de terça-feira (24), ocorreu um terremoto de magnitude 5,8 com epicentro perto de Torishima (Tóquio), e um alerta de tsunami foi emitido para as ilhas Izu e Ogasawara, depois para a costa do Oceano Pacífico, de Kanto a Kyushu.

Publicidade

Os especialistas apontaram que o tsunami observado devido ao terremoto pode ter sido causado por uma “ruptura da falha do trapdoor” na qual o magma subterrâneo de um vulcão submarino sobe do fundo do mar.

O termo trapdoor é uma palavra da língua inglesa que pode ser traduzida como alçapão ou armadilha no português.

Segundo a Agência de Meteorologia do Japão (AMJ) a altura do tsunami em torno das Ilhas Izu e das Ilhas Ogasawara foi de:

  • 50 centímetros às 8h58 em Yaene, Hachijojima
  • 20 centímetros às 9h54 na Ilha Kozushima nas Ilhas Izu
  • 10 centímetros às 9h11 em Miyakejima/Tsubota e Miyakejima/Ako
  • 10 centímetros às 9h41 em Izu Oshima
  • 10 cm foi observado em Kamiminato em Hachijojima às 10h29 

O alerta de tsunami foi suspenso pela AMJ às 11h, à medida que as mudanças no nível da maré diminuíram. Até a manhã de quarta-feira (25) não há relato de danos em nenhuma das ilhas. 

Poderão continuar a ocorrer ligeiras alterações no nível das marés ao longo da costa do Pacífico, desde a província de Chiba até Okinawa, incluindo as ilhas Izu e Ogasawara, mas não há receio de danos causados ​​pelo tsunami.

Causa foi tsunami vulcânico?

Em relação ao recente terremoto e tsunami, Osamu Sandanbata, professor assistente do Instituto de Pesquisa de Terremotos da Universidade de Tóquio, familiarizado com o mecanismo dos tsunamis perto de Torishima, aponta a influência de Sumisujima.

De acordo com o professor, ocorreram terremotos de magnitude 6, desencadeando tsunamis em torno de Sumisujima em intervalos de cerca de 10 anos: em 1984, 1996, 2006 e 2015.

Em ambos os casos, pensa-se que o tsunami foi causado por uma “ruptura da falha do alçapão” (トラップドア断層破壊, lê-se trapdoor danso hakai), ou tsunami vulcânico subdecadal devido à falha do alçapão submarino na caldeira Sumisu no Arco Izu-Bonin.

Esses fenômenos ocorridos em intervalos de cerca de 10 anos são “conhecidos como terremotos muito estranhos que causam tsunamis maiores do que seriam empiricamente estimados a partir da escala do sismo, dificultando as previsões imediatas de tsunamis com base nas observações sísmicas”, explica um estudo realizado pela Universidade de Tóquio.

Fontes: NHK, Yomiuri e U-Tokyo

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Trabalhe no Tantra Tokyo
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão