Segundo informação de terça-feira (24) da Agência Nacional de Notícias da Tailândia (NNT), o país está se preparando para introduzir o novo sistema chamado Electronic Travel Authorization (ETA) ou traduzido livremente como Autorização Eletrônica de Viagem para tornar os processos de imigração mais suaves para os visitantes internacionais.
De acordo com o Ministério das Relações Exteriores, o novo sistema permitirá que os viajantes estrangeiros enviem suas informações eletronicamente antes da partida, agilizando o processo na chegada à Tailândia. A ETA faz parte da iniciativa do governo para aprimorar os procedimentos de visto e melhorar a experiência geral para os visitantes internacionais.
A ETA complementará as isenções de visto existentes e os esquemas de visto na chegada, que permanecerão válidos. Aqui entram os brasileiros que não necessitam de visto para estadia de até 90 dias.
As autoridades tailandesas estão atualmente em discussões sobre o formato e a implementação do sistema, com coordenação adicional necessária antes de finalizar o cronograma para seu lançamento.
Espera-se que o sistema torne as viagens para a Tailândia mais eficientes, mas nenhuma data exata foi definida para sua introdução. O governo aconselha ao público acompanhar as atualizações de agências relevantes, incluindo o Ministério das Relações Exteriores e o Immigration Bureau.
A fase piloto do sistema ETA está provisoriamente definida para dezembro de 2024, aguardando novas discussões e decisões sobre sua estrutura e operação.
Fonte: NNT