Tufão Yagi assolou Filipinas (JNN)
Na terça-feira (3) foram observados 3 ciclones tropicais ao sul do Japão. Esses poderão se transformar em tufão ou não, pois ainda é precoce para analisar o comportamento desses fenômenos.
Publicidade
Mesmo que dois deles se desenvolvam para o tufão não deverão afetar o Japão.
Olhando para o mapa semanal de suporte da Agência de Meteorologia do Japão (AMJ), uma marca foi exibida nas águas próximas a Okinawa a partir de sábado (7). Indica que há um distúrbio tropical. Esse sistema ciclônico de ventos que não tem força suficiente para ser classificado como tufão, pode se desenvolver ou não para um.
Dois dos 3 ciclones (à dir.) que podem se transformar ou não em tufão e à esq. o Yagi (JNN)
Tufão Yagi causa mortes nas Filipinas
O 11.º tufão do ano avançou para as Filipinas e pelo menos 14 pessoas morreram no norte do país, pois os ventos fortes e chuvas torrenciais causaram desastres como deslizamentos e inundações. Além dessas vítimas fatais, entre elas uma gestante de Manila, 4 estão desaparecidas.
O Yagi, chamado localmente de Enteng, assolou a cidade de Casiguran, na província de Aurora, na segunda-feira (2) de 90 a 145 km/h, de acordo com a Philippine Atmospheric, Geophysical and Astronomical Services Administration (PAGASA).
De acordo com a PAGASA, o Yagi intensificou as chuvas sazonais de monções em áreas de Luzon, incluindo a capital Manila, e espera-se que a precipitação intensa continue pelos próximos dias.
De acordo com o Gabinete de Comunicações Presidenciais, na terça-feira (3), o trabalho do governo e as aulas foram suspensas em Manila enquanto os efeitos da tempestade continuam a assolar a região. Muitos voos foram cancelados também.
O tufão Yagi está se movendo para oeste no Mar da China Meridional e a previsão é de que se intensifique rapidamente, se classificando na categoria muito forte.
Fontes: JNN, WeatherNews e Fox Weather