Por volta das 10h de domingo (22), sedimentos de um deslizamento entraram no túnel entre as estações Dashidaira e Nekomata da ferrovia Kurobe Gorge, na cidade de Kurobe (Toyama).
Como resultado, o trem com 13 vagões parou na entrada do túnel, deixando 49 passageiros e tripulantes retidos por um tempo.
De acordo com o porta-voz da companhia ferroviária, o trem voltou na estação Nekomata e estava voltando para a estação Unazuki, ponto de partida, quando o maquinista percebeu esse fluxo de sedimentos.
Os passageiros caminharam até a estação Dehira, a cerca de 600 metros de distância, sob a orientação de um tripulante, e depois pegaram o trem de volta à estação Unazuki. Não houve feridos ou pessoas se sentindo mal.
Embora o deslizamento tenha sido um desastre natural, a companhia de trem fez o reembolso das passagens aos turistas, já que não puderam concluir o passeio.
A operação do famoso trem de turismo ficou suspensa pelo resto do dia para a retirada dos sedimentos.
De acordo com o Observatório Meteorológico de Toyama, o índice pluviométrico foi de 136,5 mm na cidade de Kurobe, desde a tarde de 18 até as 11h de domingo.
Na província de Toyama, foram emitidos avisos de chuva forte na capital homônima e nas cidades de Nyuzen e Asahi.
Fontes: Yomiuri e NHK