Tsunami na terça-feira teria sido por ‘terremoto muito estranho’

O alerta de tsunami na terça-feira deixou a população do Japão preocupada. Especialista explica o que causou o fenômeno, possivelmente um tsunami vulcânico.

Foto meramente ilustrativa sugerindo um tsunami (PxHere)

Pouco depois das 8h de terça-feira (24), ocorreu um terremoto de magnitude 5,8 com epicentro perto de Torishima (Tóquio), e um alerta de tsunami foi emitido para as ilhas Izu e Ogasawara, depois para a costa do Oceano Pacífico, de Kanto a Kyushu.

Publicidade

Os especialistas apontaram que o tsunami observado devido ao terremoto pode ter sido causado por uma “ruptura da falha do trapdoor” na qual o magma subterrâneo de um vulcão submarino sobe do fundo do mar.

O termo trapdoor é uma palavra da língua inglesa que pode ser traduzida como alçapão ou armadilha no português.

Segundo a Agência de Meteorologia do Japão (AMJ) a altura do tsunami em torno das Ilhas Izu e das Ilhas Ogasawara foi de:

  • 50 centímetros às 8h58 em Yaene, Hachijojima
  • 20 centímetros às 9h54 na Ilha Kozushima nas Ilhas Izu
  • 10 centímetros às 9h11 em Miyakejima/Tsubota e Miyakejima/Ako
  • 10 centímetros às 9h41 em Izu Oshima
  • 10 cm foi observado em Kamiminato em Hachijojima às 10h29 

O alerta de tsunami foi suspenso pela AMJ às 11h, à medida que as mudanças no nível da maré diminuíram. Até a manhã de quarta-feira (25) não há relato de danos em nenhuma das ilhas. 

Poderão continuar a ocorrer ligeiras alterações no nível das marés ao longo da costa do Pacífico, desde a província de Chiba até Okinawa, incluindo as ilhas Izu e Ogasawara, mas não há receio de danos causados ​​pelo tsunami.

Causa foi tsunami vulcânico?

Em relação ao recente terremoto e tsunami, Osamu Sandanbata, professor assistente do Instituto de Pesquisa de Terremotos da Universidade de Tóquio, familiarizado com o mecanismo dos tsunamis perto de Torishima, aponta a influência de Sumisujima.

De acordo com o professor, ocorreram terremotos de magnitude 6, desencadeando tsunamis em torno de Sumisujima em intervalos de cerca de 10 anos: em 1984, 1996, 2006 e 2015.

Em ambos os casos, pensa-se que o tsunami foi causado por uma “ruptura da falha do alçapão” (トラップドア断層破壊, lê-se trapdoor danso hakai), ou tsunami vulcânico subdecadal devido à falha do alçapão submarino na caldeira Sumisu no Arco Izu-Bonin.

Esses fenômenos ocorridos em intervalos de cerca de 10 anos são “conhecidos como terremotos muito estranhos que causam tsunamis maiores do que seriam empiricamente estimados a partir da escala do sismo, dificultando as previsões imediatas de tsunamis com base nas observações sísmicas”, explica um estudo realizado pela Universidade de Tóquio.

Fontes: NHK, Yomiuri e U-Tokyo

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Gusttavo Lima tem mandado de prisão revogado e habeas corpus para Deolane

Publicado em 25 de setembro de 2024, em Brasil

O cantor que está nos Estados Unidos teve a ordem de prisão revogada. A influenciadora e advogada Deolane Bezerra teve soltura, junto com os demais investigados.

Cantor Gusttavo Lima e advogada e influenciadora Deolane Bezerra (Instagram)

O desembargador Eduardo Guilliod Maranhão, do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), concedeu habeas corpus na tarde de terça-feira (24), horário de Brasília, para revogar o mandado de prisão expedido contra o cantor Gusttavo Lima.

Publicidade

Na segunda-feira (23), o cantor sertanejo teve mandado de prisão expedido pela juíza Andrea Calado da Cruz, da 12ª Vara Criminal de Recife (PE). Ele é suspeito de ter ligação com pessoas investigadas na Operação Integration, da Polícia Civil de Pernambuco, que apura um esquema de lavagem de dinheiro de jogos de azar pela internet (bets).

O cantor Gusttavo Lima não chegou a ser preso. Ele está nos Estados Unidos em viagem com sua família. Na mesma decisão, o desembargador derrubou a medida que suspendeu o passaporte e o porte de arma do cantor.

Para o magistrado, a decretação da prisão de Nivaldo Batista Lima, nome do cantor, foi justificada com base em ilações (deduções).

Influenciadora e advogada Deolane tem soltura

A advogada e influenciadora digital Deolane Bezerra Santos foi solta no mesmo dia, terça-feira. Ela estava presa na Colônia Penal Feminina de Buíque (PE) e foi beneficiada por um habeas corpus concedido pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE).

Deolane foi presa em função das investigações da Operação Integration. A influenciadora é acusada de criar um site de apostas para lavar dinheiro de jogos ilegais, de acordo com a Polícia Civil de Pernambuco. A ação foi desencadeada contra uma quadrilha suspeita de movimentar cerca de R$ 3 bilhões num esquema de lavagem de dinheiro de jogos de azar.

A decisão foi proferida pelo tribunal a partir de um pedido do Ministério Público. O órgão solicitou a soltura de Deolane e outros investigados, como sua mãe, mediante o cumprimento de medidas cautelares diversas da prisão.

Fonte: Agência Brasil 

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Trabalhe no Tantra Tokyo
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão