Uma em cada 3 crianças no mundo tem miopia, mostra estudo

Houve um aumento significante na prevalência de miopia entre crianças e adolescentes nos últimos 30 anos – de 24% em 1990 para quase 36% em 2023.

Crianças realizando exame ocular (ilustrativa/banco de imagens)

Mais de um terço das crianças no mundo foram diagnosticadas com miopia em 2023, e essa proporção aumentará para quase 40% em 2050, de acordo com nova pesquisa.

Publicidade

A miopia é uma doença ocular que resulta em visão desfocada à distância e visão nítida a curta distância.

Houve um aumento significante na prevalência de miopia entre crianças e adolescentes nos últimos 30 anos – de 24% em 1990 para quase 36% em 2023 – de acordo com o documento, publicado no Jornal Britânico de Oftalmologia na terça-feira (24).

Pesquisadores na Universidade Sun Yat-sen em Guangzhou, na China, chegaram as suas descobertas ao analisar os resultados de 276 estudos envolvendo mais de 5,4 milhões de crianças e adolescentes em 50 países em todos os 6 continentes.

Enquanto esse aumento tenha sido amplamente gradual, houve um crescimento notável após a pandemia de covid-19, dizem pesquisadores, que também citaram disparidades regionais.

“A miopia surgiu como principal preocupação de saúde pública atualmente, com evidência notável existindo para aumentos rápidos em sua prevalência, especialmente para nações no Sudeste Asiático como Singapura e no Leste Asiático, como China e Taiwan”, de acordo com o documento, o qual também descobriu que crianças no leste asiático tinham a maior proporção de miopia, a 35% – mais de 2 vezes em comparação ao Ocidente.

Isso pode ser em parte ao fato de que crianças no leste asiático iniciam educação formal aos 2 ou 3 anos, antes do que em outras regiões, dizem pesquisadores.

O Japão ficou no topo da lista, com 86% de crianças diagnosticadas. A Coreia do Sul ficou em segundo, com 74%.

Globalmente, crianças em áreas urbanas tem taxas mais altas de miopia do que aquelas em áreas rurais, enquanto meninas tiveram probabilidade levemente maior da condição do que meninos.

Olhando à frente, pesquisadores preveem que a prevalência de miopia continuará a aumentar entre crianças e adolescentes, alcançando 36.6% em 2040 e 39.8% em 2050.

Pesquisadores recomendam que pessoas jovens “desenvolvam o hábito de praticar regularmente medidas de proteção aos olhos”.

“Estudantes também devem aumentar o tempo gasto em atividade física e diminuir aquele em atividades não ativas como assistir TV, jogar games no computador e navegar na internet”, dizem os pesquisadores.

Fonte: CNN

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Peixe-remo gigantesco vivo é capturado na Austrália

Publicado em 26 de setembro de 2024, em Notícias do Mundo

Esse peixe das profundezas do oceano foi capturado vivo por dois pescadores australianos.

Foto da Fishing Australia TV/Facebook via Daily Mail Australia

O raro peixe das águas profundas de aparência estranha foi capturado em águas australianas. Na quarta-feira (25), o Daily Mail Australia publicou a notícia com a foto do peixe-remo gigantesco, capturado vivo, na costa da segunda maior ilha da Austrália, Melville Island.  

Publicidade

Uma postagem online da pesca incrivelmente rara dos dois australianos mostra o peixe-remo, que tem uma cabeça parecida com a de um cavalo, olhos do tamanho de um prato e o corpo longo. Mas não informou o comprimento e o peso do peixe das profundezas.

É extremamente raro que o peixe-remo, geralmente capturado na Ásia, seja pescado vivo na Austrália. “É a primeira vez que ouço alguém pescar um peixe assim aqui”, disse o colunista de pesca do NT News, Alex Julius. 

“Também é muito raro pescar um desses peixes, pois a maioria é encontrada na praia já morta”, emendou. 

Acredita-se comumente que quando um peixe-remo é capturado ou descoberto, é um prenúncio de um desastre, como um terremoto.

No entanto, prevalece a opinião de que é um mito, pois não tem base científica, segundo uma pesquisa realizada pelas Universidades de Tokai e de Shizuoka, em 2019. 

A equipe analisou a relação entre o aparecimento do peixe-remo e os terremotos no Japão, período de 1928 a 2011 e concluiu que relacioná-lo aos sismos não passa de uma superstição infundada.  

Fontes: Chuo Nippo e Daily Mail

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Trabalhe no Tantra Tokyo
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão