O U.S. News and World Report classificou recentemente os melhores países para uma aposentadoria confortável em uma pesquisa internacional com cerca de 17 mil pessoas e um subconjunto de 5,9 mil entrevistados na faixa dos 40 anos e acima.
Os 89 países foram classificados com base nos 7 seguintes atributos: acessibilidade, ambiente favorável de impostos, hospitalidade, lugar que viveria, clima agradável, respeito aos direitos de propriedade e sistema de saúde público bem desenvolvido.
Pelo segundo ano consecutivo, a Suíça é o melhor país para uma aposentadoria confortável. Ela ficou em segundo lugar por ser amigável a negócios e em terceiro para qualidade de vida.
O principal atrativo da Suíça para aposentados é o sistema de cuidados da saúde e baixos impostos, entretanto, o país também está entre os mais caros para aposentadoria.
O custo de vida na Suíça é em média 60.5% mais alto do que nos EUA e o aluguel é, em média, 18.2% mais alto, de acordo com o Numbeo.
O país europeu oferece um tipo de visto D para residência a longo prazo e um único aposentado precisará de mais de US$3,5 mil por mês para viver confortavelmente. Em cidades maiores, um casal aposentado pode esperar pagar US$4 mil por mês em aluguel, contas de água e luz, comida e cuidados com a saúde, de acordo com a Smartasset.
A Suíça é um dos países mais ricos do mundo. A nação não tem uma língua oficial, mas a maioria das pessoas fala suíço, alemão, francês e italiano.
Ela também continua neutra em conflitos em todo o mundo e não é membro da União Europeia (UE).
Na lista, o Brasil aparece em 32º lugar e o Japão em 34º.
Veja os 10 primeiros países da lista para uma aposentadoria confortável:
- Suíça
- Nova Zelândia
- Portugal
- Austrália
- Espanha
- Canadá
- Dinamarca
- Holanda
- Suécia
- Luxemburgo
Fonte: CNBC